Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

06 de November de 2024

Observatório RH-UFRN destaca estudo sobre as implicações do trabalho na vida e saúde de gestores de hospitais de oncologia no 5º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

O Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Observatório RH-UFRN, apresentou resultados da pesquisa "Implicações do Trabalho na Vida e Saúde de Gestores de Hospitais de Oncologia" no 5º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Conduzido por uma equipe de pesquisadores do Observatório, o estudo analisa o impacto do trabalho de gestão em hospitais de oncologia sobre a saúde e qualidade de vida dos gestores, ressaltando a carga emocional e as exigências que envolvem tanto o trabalho assistencial, quanto o gerenciamento do cuidado oncológico.

A apresentação ocorreu no dia 6 de novembro de 2024 e foi conduzida pela pesquisadora Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes. O trabalho integrou o tema “Desafios e Rumos na Formação, no Trabalho e na Educação na Saúde”, no eixo temático Formação e Cuidado em Saúde Mental.

A pesquisa qualitativa explorou a realidade de oito gestores de hospitais oncológicos no Nordeste, evidenciando tanto os momentos de satisfação quanto de sofrimento que permeiam essa atuação. Por meio de entrevistas e análise de conteúdo, foram identificadas sete categorias temáticas, abordando desde as tensões entre vida pessoal e profissional até os desafios específicos da gestão em oncologia, comparando-a com outras áreas hospitalares.

Os pesquisadores reforçam a importância de políticas públicas que priorizem a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente dos gestores, para prevenir o adoecimento e assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/