Segunda-feira, 24 de março de 2025, auditório do Departamento de Educação Física, UFRN. A mesa “Negociação do trabalho em Saúde: acertos e desencontros” fez parte das atividades do evento que começou à tarde com aula do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN), proferida pela professora Janete Castro, coordenadora do Observatório.
À noite, após mesa de abertura com representantes de entidades da saúde coletiva da UFRN, do Rio Grande do Norte e do Ministério da Saúde, a mesa sobre negociação contou com as exposições de Benedito Augusto, integrante da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS), Irene Rodrigues (MNNP-SUS), e Ingrid Beatriz, Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN).
Benedito Augusto tratou da Negociação do Trabalho em Saúde e do papel da MNNP-SUS. Apresentou breve histórico da MNNP-SUS, composição, grupos de trabalho, protocolos publicados e protocolos em debate e o quantitativo de reuniões realizadas nos últimos anos, destacando legislações elaboradas sobre o direto à saúde.
Irene Rodrigues, por sua vez, considerou avanços, dificuldades e superações da área na perspectiva do trabalhador em Saúde, informou quem são os representantes dos trabalhadores que fazem parte da MNNP-SUS e trouxe pautas importantes em discussão, como a Carreira Única no SUS e fragilidades da Mesa, frisando a importância da organização e mobilização dos trabalhadores.
Ingrid Beatriz informou o estado atual da negociação do Trabalho em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, apresentou o histórico da mesa estadual, seus objetivos, dinâmica de funcionamento, composição e resultados e acordos da mesa estadual, considerando também desafios e potencialidades a serem enfrentados.
O “Seminário de Negociação do Trabalho em Saúde: acertos e desencontros” é uma realização do Observatório RH-UFRN e pelo MPGTES/UFRN. Para saber mais sobre este evento e outras atividades promovidas pelo Observatório, acesse https://observatoriorh.ufrn.br/.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH-UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/