Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

05 de November de 2024

Estudo do Observatório RH-UFRN sobre a carreira no SUS no 5º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

No dia 5 de novembro de 2024, a pesquisadora Renata Fonseca Sousa de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), compartilhou os resultados da pesquisa "Contribuições das Conferências Nacionais de Saúde no Debate sobre Carreira no Sistema Único de Saúde". 

A apresentação, que integrou a roda de conversa “Saberes e Fazeres na Gestão do Trabalho em Saúde”, aconteceu no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, no Centro de Eventos, em Fortaleza, Ceará.

O estudo explorou como as Conferências Nacionais de Saúde (CNS) contribuíram historicamente para a discussão sobre a construção de carreiras no SUS, destacando temas como remuneração, isonomia salarial, estabilidade e sindicalização dos profissionais de saúde. A pesquisa examinou documentos de conferências realizadas entre 1986 e 2000, destacando a importância desses eventos na promoção de avanços no setor de saúde pública.

Renata Fonseca enfatizou a importância das CNS para estruturar políticas públicas que valorizem as carreiras de profissionais de saúde e impulsionem a qualidade do atendimento prestado à população. Embora tenham ocorrido progressos, o estudo aponta para desafios ainda presentes, como a precarização das condições de trabalho e a terceirização. 

A pesquisa, desenvolvida pelo Observatório RH-UFRN, reforça a necessidade de novas estratégias para fortalecer as carreiras no SUS e garantir melhores condições de trabalho para seus profissionais.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/