No dia 5 de novembro de 2024, durante o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, Ceará, a pesquisadora do Observatório RH-UFRN, Nathalia Hannany, apresentou o trabalho intitulado “Contribuições de um Processo Educativo para o Processo de Trabalho em Saúde”.
A pesquisa é resultado de um estudo sobre os cursos de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde na modalidade de educação a distância promovido por um termo de cooperação celebrado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para todas as regiões do Brasil.
A pesquisa, de caráter transversal e abordagem quantitativa, coletou dados através de um questionário online. Os resultados confirmaram que os projetos de intervenção implementados geraram impactos positivos nas práticas profissionais dos egressos, resultando em 58,7% de melhoria na gestão, 49,8% de melhor qualificação pessoal e 34% de aumento na capacidade de resolução de problemas.
O referencial teórico-metodológico do curso possibilitou uma aproximação dos participantes aos conhecimentos e reflexões sobre a prática nos serviços de saúde, promovendo mudanças significativas na gestão do trabalho e na educação em saúde.
A pesquisa também destacou que, em muitas instituições, a intervenção foi apenas parcialmente aplicada devido a obstáculos e dificuldades sociais e políticas. O método pedagógico adotado, que estimula um ciclo de ação e reflexão, mostrou-se eficaz na identificação de problemas e na proposição de intervenções para superá-los.
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