Durante o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, Ceará, a pesquisadora Patrícia Ferrás Araújo da Silva apresentou, no dia 5 de novembro de 2024, os resultados da pesquisa do Observatório RH-UFRN “Cuidando de Quem Cuida: Atividade Física e sua Repercussão na Saúde do Trabalhador da Saúde”.
Baseado na pesquisa “Cuidando de quem cuida: a saúde do trabalhador da Saúde no pós-pandemia da Covid-19” (UFRN/MS, 2023), o projeto de intervenção destacou como a atividade física pode aliviar sintomas físicos e mentais decorrentes das exigências da área da saúde, especialmente após a Pandemia da Covid-19.
A pesquisa destacou que, além dos benefícios diretos à saúde dos trabalhadores, a atividade física se revela uma estratégia de gestão que valoriza e promove a saúde no ambiente de trabalho. Esse tipo de intervenção, segundo a pesquisadora, vai além de mudanças individuais, buscando empoderar os trabalhadores e institucionalizar práticas de promoção de saúde.
O estudo reforça a necessidade de implantar políticas efetivas para a promoção de saúde no ambiente de trabalho, ressaltando que iniciativas como essa beneficiam tanto os profissionais quanto a qualidade dos serviços prestados à população.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/