O GT Trabalho e Educação na Saúde da Abrasco, em parceria com o Observatório RH-UFRN, Fundação Oswaldo Cruz e Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), propõe, no 5º Congresso de Política, Planejamento e Gestão da Abrasco, o IV Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde.
O Simpósio com data marcada para o dia 03 de novembro de 2024, manhã e tarde, em Fortaleza, Ceará, acontece no Centro de Eventos - Sala Multiuso 3 e 4 - MST Ceará - 1º Mezanino e apresenta como tema “Desafios Contemporâneos do Trabalho e da Educação na Saúde: como resistir e enfrentar as Iniquidades em Saúde?”.
O evento é aberto ao público interessado.
Confira, abaixo, um resumo da programação:
8h30 – 9h00: Mesa de abertura com representações da ABRASCO, SGTES/Ministério da Saúde, CONASS, CIRHRT/CNS, OPAS/OMS-Brasil.
9h00 – 12h00: Mesa Redonda: Aplicativos, Plataformas e a Precarização do Trabalho e do Cuidado em Saúde. Expositores: Fábio Tozi – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Marcia Teixeira – Professora da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ; GT de Trabalho e Educação na Saúde/Abrasco. Ana Estela Hadad - Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (a confirmar). Bruno Guimarães de Almeida – Diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho/SGTES/MS. Mediadora: Janete Lima de Castro – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Coordenadora do GT de Trabalho e Educação na Saúde/Abrasco.
14h00 – 16h00: Mesa Redonda: Expansão de Cursos na Área da Saúde: qual é o limite? Expositores:
Mário Dal Poz – Diretor do Instituto de Medicina Social / UERJ. Isabela Cardoso de Matos Pinto – Secretária de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Francisca Valda de Oliveira – Coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relação de Trabalho (CIRHRT). Mediadora: Tania Celeste Matos Nunes – Professora da Fundação Oswaldo Cruz.
16h05 – 18h00: Mesa Redonda: Sustentabilidade, adaptabilidade e transformação da força de trabalho da saúde em sistemas integrados, universais e públicos: as experiências de planejamento, dimensionamento e provimento de trabalhadores no SUS. Expositores: Desirée Carvalho – Assessora do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho/SGTES/MS. Monica Padilla - Coordenadora de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde – OPS/OMS - Colômbia. Julio Pedroza – Coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde - OPAS/OMS - Brasil. Mediadora: Katia Rejane de Medeiros – Analista de Gestão em Saúde do IAM/FIOCRUZ.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/