30 de November de 2021

A Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso, por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESPMT), realizou o 2º Encontro Estadual de Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde do Estado de Mato Grosso, nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro de 2021.

O evento contou com a participação da professora Janete Castro do Observatório RH/UFRN na Mesa 1, que aconteceu na terça-feira, 16 de novembro de 2011, e que tratou do papel das escolas de saúde pública na formação profissional e qualificação dos trabalhadores do SUS. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da ESPMT pode ser acessado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=GHKsjGCaHew

Escolas de saúde pública na formação profissional

A professora Janete Castro iniciou sua apresentação ressaltando algumas questões norteadoras para pensar o tema como o valor da educação na sociedade; a escola queremos e a sobre qual sociedade estamos falando; a necessidade de uma escola para o SUS e um SUS; a importância e o valor para os gestores, governantes, população de se ter trabalhadores qualificados no SUS; o papel das escolas técnicas e das escolas de saúde pública na transformação e aperfeiçoamento do trabalho em saúde; as transformações das práticas como uma possibilidade das escolas do SUS; e também se seriam uma única escola, as escolas técnicas de saúde e as escolas de saúde pública.

A professora Castro ressaltou ainda a importância do reconhecimento das escolas técnicas de saúde e das escolas de saúde pública como espaço para capacitação da força de trabalho em saúde  e  instrumentos para o fortalecimento do SUS, apontando, também, neste contexto,  a necessidade de uma visão crítica que deve permear a atuação de todos aqueles que trabalham com a saúde pública no Brasil, ressaltando a importância das escolas terem uma visão reflexiva sobre o trabalho e, assim, comprometimento com o pensar e o fazer.

Neste processo, a professora recuperou a importância do Projeto Larga Escala, sobretudo, da legitimação do processo por meio da certificação autorizada pelo sistema de ensino que permitiu a uma gama de trabalhadores da saúde a identidade profissional no serviço de saúde, que não tinham, e que deram origem aos centros formadores de profissionais de saúde.

Todo este processo, apontou a professora, se configurou em uma proposta inédita que se transformou num marco histórico para a formação profissional em saúde no Brasil.

A professora Janete Castro também destacou a importância de se reconhecer as identidades diferentes e as especificidades das duas escolas (A Escola de Saúde Pública e A Escola Técnica), sinalizando que é preciso compreender o papel de cada uma para que não se sobreponham, nem se subordinem, alegando que é preciso refletir sobre o papel de cada uma para que não haja uma descaraterização dos seus objetivos.

Por fim, reforçou não só a importância das escolas, mas também a importância de serem um patrimônio do SUS, dos trabalhadores e da população.

Acesso

O 2º Encontro Estadual de Mostra e Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde MT 2021, Mesa 1, o papel das escolas de saúde pública na formação profissional e qualificação dos trabalhadores do SUS pode ser acessado no seguinte link:   https://www.youtube.com/watch?v=GHKsjGCaHew