15 de April de 2016

Alunos do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde turma do Tocantins relatam a experiência

Palmas/TO, 15 de abril. Gestores de Saúde do Estado Tocantins relatam a experiência positiva que o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde oportunizou.

Alvaci de Jesus Pereira da Silva, da enfermagem do Hospital Dr. Alfredo O Barros, município de Paraíso/TO, considerou a experiência satisfatória, declarando: "posso ajudar aos funcionários do hospital em suas atividades e a melhorar as condições de trabalho". Alvaci desenvolveu projeto de intervenção voltado para a saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS).

Adriano Figuerêdo Neves, que desenvolveu trabalho de conclusão sobre a implantação da política nacional de humanização na secretaria municipal de Dianópolis/TO, considerou que "o curso possibilitou uma nova visão sobre a gestão do trabalho e a educação na saúde, que leva a uma nova forma de gerir os serviços, os trabalhadores e atender aos usuários".

Maria da Penha de Sousa e Silva Bandeira, entende que com Curso, "consegui aperfeiçoar as práticas com a teoria" destacando que "há muito tempo não fazia um estudo com tanta abrangência de todas as ferramentas de gestão".  Além disso, para Maria da Penha, o curso na modalidade educação a distância, proporcionou a oportunidade de conciliar com mais facilidade a rotina de trabalho com os estudos: "foi um curso excelente, contamos sempre com a colaboração dos tutores e da coordenação, colaboração essencial, e sempre de incentivo".

O curso, ofertado na modalidade ensino a distância (EaD), é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) para os Estados da Região Norte do Brasil.