No dia 6 de novembro de 2024, Ewerton Brito, pesquisador do Observatório RH-UFRN, apresentou a pesquisa “Prevalência de acidentes de trabalho com material biológico em trabalhadores da saúde do Brasil” no 5º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado no Centro de Eventos em Fortaleza, Ceará.
A pesquisa aborda um grave problema de saúde pública: os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que afetam especialmente trabalhadores jovens em idade produtiva. Os acidentes de trabalho envolvendo exposição a material biológico, como sangue e fluidos orgânicos, são os mais frequentes e graves entre os trabalhadores da saúde, podendo resultar em infecções por patógenos como HIV, hepatites B e C, Covid-19 e tuberculose.
O objetivo do estudo foi identificar a prevalência e a mortalidade decorrentes desses acidentes, considerando as categorias de profissionais de saúde de nível médio (NM) e superior (NS), além de características sociodemográficas e do acidente. A pesquisa, realizada entre outubro de 2023 e março de 2024, utilizou dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), abrangendo o ano de 2022.
O estudo conclui que, embora a maior prevalência de acidentes ocorra entre trabalhadores de nível médio, a mortalidade é mais comum entre profissionais de nível superior. Os resultados destacam a necessidade de melhorias na coleta de dados para otimizar ações de vigilância epidemiológica e prevenção de acidentes, além da urgência de intervenções específicas para grupos de alto risco, como biomédicos e instrumentadores cirúrgicos.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram