Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

03 de November de 2024

IV Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde em Fortaleza/CE promove mesa sobre a precarização do trabalho

“Aplicativos, Plataformas e a Precarização do Trabalho e do Cuidado em Saúde” é o tema da primeira mesa do IV Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde, uma promoção do GT Trabalho e Educação na Saúde da Abrasco, em parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN, Fundação Oswaldo Cruz e Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde para o 5º Congresso de Política, Planejamento e Gestão.

O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE, em 3 de novembro de 2024, e tem por tema o futuro do trabalho e da educação na saúde a partir dos desafios contemporâneos. Participaram desta mesa os expositores Fábio Tozi (UFMG); Marcia Teixeira (Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ); Ana Estela Haddad (Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde); e Bruno Guimarães de Almeida (Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho/SGTES/MS).

A mesa, que contou com a mediação da professora Janete Castro, coordenadora do GT de Trabalho e Educação na Saúde/Abrasco, do Simpósio e do Observatório RH-UFRN, promoveu reflexões em torno de três perspectivas analíticas sobre as implicações da saúde digital para usuários e trabalhadores de saúde: o trabalho em plataformas de telessaúde, a proteção de dados dos usuários e o autocuidado por meio de aplicativos. Segundo a professora Janete Castro, “um assunto inovador e relevante para as pesquisas em política, planejamento e gestão em saúde na atualidade”.

IV Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde

O IV Simpósio é uma atividade pré-congresso do 5º PPGS e conta em sua programação com a participação de pesquisadores e especialistas na área e se propõe a discutir questões atuais como a precarização do trabalho em saúde; a expansão de cursos na área de saúde e a necessidade de regulamentação pelo Estado; a transformação da força de trabalho da saúde e as experiências de planejamento, dimensionamento e provimento de trabalhadores no SUS.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/