Natal/RN. Entre novembro de 2023 e agosto de 2024, os(as) trabalhadores(as) da saúde participam, na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN), do projeto “Atividade Física e Saúde do Trabalhador da Saúde: um projeto de intervenção”, conduzido pelos pesquisadores do Observatório RH-UFRN, Maria Aparecida Dias, Janete Lima de Castro, Patrícia Ferrás Araújo da Silva, Hudday Mendes da Silva e Paulo Moreira Dantas.
Segundo a professora Maria Aparecida Dias, uma das autoras do projeto, a proposta é não só desenvolver e sistematizar a implementação da prática de atividade física no contexto da saúde do trabalhador, mas também promover a avaliação, acompanhamento e reavaliação da ação e dos participantes, formar e acompanhar os profissionais de educação física que farão parte do projeto e produzir, analisar e monitorar indicadores de saúde e satisfação dos participantes.
O projeto contou com a plena adesão do superintendente, Jalmir Simões da Costa, participação dos(as) trabalhadores(as) e envolvimento de profissionais de educação física e estudantes, como a professora de educação física Amanda Swelen Santos de Araújo e a aluna do curso de educação física Maria Eduarda Mota do Nascimento que trabalham com a modalidade de dança a Zumba.
Na Zumba, declara a professora Maria Aparecida “a questão da consciência corporal e ritmo são elementos fundamentais assim como o envolvimento com o grupo, o que favorece de maneira pontual as questões de uma melhor saúde mental.”
O professor de educação física Brenno José Ramos do Nascimento e o estudante Matheus Alves Mendonça também acompanharam os praticantes na modalidade funcional. Para tanto, foram adquiridos equipamentos que contribuem para a aquisição de força, equilíbrio, condições aeróbicas entre outras possibilidades que atendem à condição de saúde física e mental, informou a professora Maria Aparecida Dias.
Pesquisa
O projeto tem repercutido em trabalhos de pesquisa apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicações em revistas acadêmicas especializadas. “O impacto do exercício físico na saúde dos trabalhadores da superintendência do Ministério da Saúde em Natal/RN: um projeto piloto” e “A saúde do trabalhador da saúde: vivenciando a Zumba”, foram, ambos, apresentados, em julho de 2024, no CIAIQ2024, na Espanha. Confira mais detalhes no site do Observatório.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN