No contexto político e econômico brasileiro, permeado pela desregulamentação do trabalho e do emprego, a discussão sobre uma Carreira Única no Sistema Único de Saúde (SUS) tem ganhado relevo no Ministério da Saúde.
Atento a estas questões contemporâneas, o Observatório RH-UFRN promove pesquisa sobre o tema para discutir e analisar a concepção e o desenvolvimento da implantação de carreira na saúde no SUS.
O resultado desta investigação é o tema do trabalho apresentado pela professora Janete Castro, coordenadora do Observatório, no 13º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2024), hoje, 23 de julho de 2024 : “Carreira Única em Saúde: colocando em perspectiva a dívida histórica com o trabalhador da saúde”.
Segundo a professora, “a discussão de carreira se coloca atual e urgente na perspectiva de defender e fortalecer o próprio SUS. Remete ao compromisso e a responsabilidade dos três entes federados em relação ao provimento e à valorização do trabalhador e do trabalho em saúde.”
CIAIQ2024
O evento presencial que aconteceu entre os dias 16 e 18 de julho de 2024, na Universidade de Extremadura, em Cáceres, Espanha, continua no formato online, entre os dias 23 e 25 de julho. Para conferir os demais trabalhos apresentados no evento e as pesquisas desenvolvidas pelo Observatório acesse o site https://observatoriorh.ufrn.br/
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #ccsufrn #CIAIQ2024