Brasília/DF, 10 de julho de 2024. Em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a professora Janete Castro apresentou os dados iniciais da pesquisa do Observatório RH-UFRN “Concepções e Desenvolvimento de Carreira na Saúde nos Âmbitos Nacional e Internacional.”
A pesquisa busca identificar diferentes concepções sobre a carreira a partir de um levantamento documental sobre as carreiras do SUS, procurando mapear e caracterizar experiências de plano de carreiras na saúde no Brasil ao conhecer a percepção dos trabalhadores e gestores da saúde sobre carreira no SUS.
A professora Janete Castro propôs uma indagação: “Há um desafio posto no atual cenário do SUS. A criação de uma Carreira Única que contemple os trabalhadores do SUS para que se sintam pertencentes a um único SUS. Isto é possível? Se for, qual seria o papel nesta discussão das secretarias estaduais saúde, CONASS, Ministério da Saúde e instituições de ensino?”.
Para em seguida, apresentar uma síntese da discussão a partir do levantamento documental diverso da pesquisa, entre resultados das conferências nacionais de saúde e legislação, entre leis, portarias, resoluções e protocolos, em um período compreendido entre 1977 a 2024; e o resultado das entrevistas realizadas pela pesquisa com representantes e gestores de saúde.
A mesa teve coordenação de Haroldo Campos, assessor técnico e coordenador da CTGTES do CONASS, e participação da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Isabela Pinto.
Imagem: Divulgação
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram