Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

07 de May de 2024

Professora Janete Castro, coordenadora do Observatório RH-UFRN, aborda o trabalho digno em saúde em palestra na conferência preparatória para conferência municipal GTES de Natal/RN

A professora Janete Castro, coordenadora do Observatório RH-UFRN, participou hoje, 07 de maio de 2024, no auditório da Reitoria da UFRN, em Natal, da conferência preparatória para conferência municipal GTES de Natal/RN, juntamente com a professora Francisca Valda da Silva, Conselheira da Conferência Nacional de Saúde (CNS) e Vice- Coordenadora da 4ª CNS. A mesa teve mediação de Nunes dos Santos Crives.

Foi destaque na apresentação do currículo da professora Janete Castro o trabalho de pesquisa relevante que desenvolve no Observatório RH-UFRN, do qual é fundadora e coordenadora, a importância do Observatório para a área da gestão do trabalho e da educação na saúde e a trajetória de serviços prestados pela professora ao SUS em toda sua atuação na defesa do sistema único.

Janete Castro tratou em sua exposição do eixo II, “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil”. A professora relembrou a condição da saúde e da educação como direitos constitucionais assegurados pela Constituição Federal brasileira de 1988, importantes para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

Os desafios apresentados pelo mundo do trabalho atualmente, como a precarização, e a necessidade de construir uma agenda estratégia que englobe o trabalho digno, decente, seguro e humanizado, reconhecendo a importância dos trabalhadores da saúde quem são e em que condições trabalham e a necessidade de valorização da importância e do papel deste trabalhador.

Além disso, a professora frisou, entre outros pontos a necessidade de atualizar as políticas nacionais de saúde para as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde; evitar a terceirização dos serviços;  e prover os cargos públicos por meio de concurso público como forma única de ingresso nas instituições públicas, na perspectiva da defesa do trabalho digno e decente com diretos e deveres estabelecidos.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/