04 de April de 2024

Coordenadora do Observatório RH-UFRN e do GT Trabalho e Educação da Abrasco destaca a importância da gestão e da educação em saúde na etapa macrorregional da 2ª CEGTES

Professora Janete Castro, coordenadora do Observatório-RH UFRN e do GT Trabalho e Educação da Abasco, participou da mesa redonda “Gente que faz o SUS acontecer no Tocantins: Participação Social, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”. A mesa integrou a programação da etapa macrorregional da 2º Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Tocantins (CEGTES/TO), que aconteceu em Augustinópolis /TO, no dia 02 de abril de 2024.

A professora Janete Castro destacou a importância do direito fundamental à saúde e à educação, garantidos pela Constituição Federal de 1988, e a importância do trabalho, presente na vida humana, e o papel da gestão do trabalho e da educação na saúde como essencial para promover ações, propor estratégias e criar ferramentas na perspectiva de melhorar as condições de trabalho e qualificar o trabalhados ao desenvolver processos educativos, propondo e conduzindo políticas para valorizar o trabalho e o trabalhador de saúde.

Para tanto, a professora apontou que é preciso conhecer quem são os trabalhadores de saúde e em que condições trabalham, e reconhecer a importância dos trabalhadores dos serviços de saúde na conjuntura atual.

A professora Janete Castro entende que uma série de medidas ativas são necessárias neste processo, a começar pela valorização da força de trabalho do SUS, a atualização das políticas nacionais de saúde do trabalhador e da trabalhadora, realização de concursos públicos, revisão das leis trabalhistas, defesa da carreira única, fortalecer as escolas técnicas e a permanência dos espaços de negociação, implementar nas secretarias municipais de saúde uma cultura para a condução das políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde.

Certa de que, entre o passado e o presente, ao citar a filósofa Hannah Arendt, e mesmo que em tempos sombrios, há sempre uma luz que alguns homens e mulheres irradiam como um sinal de mudança e um caminho de esperança.

A mesa contou com a mediação de Mário Benício dos Santos, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES/TO); relatoria de Ivaneizília Ferreira Noleto Alves do Serviço de Apoio de Articulação Institucional (SEINP/ SEMS); e participação, além da professora Janete Castro, de Maria Rosa Souza, analista sênior de Gestão em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); Desirré Carvalho da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Bahia (SEMS/BA); e Renata de Sá Ribeiro, coordenadora do curso de medicina da Universidade estadual do Tocantins (Unitins), campus Augustinópolis.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram