22 de August de 2023

Fortalecimento da Gestão do Trabalho é tema da exposição de Érica Cristina Silva Bowes do DEGERTS/SGTES/MS na Oficina Sul e Sudeste

Natal/RN, entre os dias 21 e 22 de agosto de 2023, por uma iniciativa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em convênio com o Ministério da Saúde (MS), promove a Oficina de Trabalho para região Sul e Sudeste “Fortalecimento da capacidade gestora da área de gestão do trabalho das secretarias estaduais de saúde”.

O evento contou com a exposição de Érica Cristina Silva Bowes, Coordenadora-Geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS /SGTES/MS) sobre o tema “Fortalecimento da Gestão do Trabalho: dos caminhos trilhados até às necessidades atuais”.

Érica Cristina Silva Bowes apresentou a estrutura do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde e as perspectivas do Departamento, responsável pela proposição, incentivo, acompanhamento e elaboração de políticas de gestão, planejamento e regulação do trabalho em saúde. Dentre as perspectivas para o Departamento, Érica Cristina Silva Bowes apontou a importância de reativar a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS e a necessidade de consolidar estratégias para Regulação do Trabalho na Saúde.

Também considerou a necessidade de reestruturar a Câmara de Regulação do Trabalho na Saúde e de implementar estratégias para valorização dos/as trabalhadores/as envolvendo a saúde e segurança; proteção social do trabalho; condições, relações, processos e vínculos de trabalho dignos e humanizados no SUS. Ainda ressaltou o desafio de reconstituir as cooperações internacionais para a gestão do trabalho na saúde e de implementação do Apoio Institucional para a Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e uma Rede Colaborativa de Regulação e Gestão do Trabalho na Saúde.

Oficinas

As Oficinas de Trabalho são parte das atividades previstas pelo Projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde (TED 163/2017),  um convênio entre Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, voltado para o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde na perspectiva da construção de uma rede colaborativa.

Para mais informações acesse o site do Observatório RH-UFRN e siga, comente e compartilhe no Instagram