22 de August de 2023

Mesa de abertura marca o início das atividades da Oficina de Trabalho regiões Sul e Sudeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por uma iniciativa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN), em convênio com o Ministério da Saúde (MS), promove a Oficina de Trabalho para as regiões Sul e Sudeste do Brasil “Fortalecimento da capacidade gestora da área de gestão do trabalho das secretarias estaduais de saúde”.

A Oficina, que acontece entre os 21 e 22 de agosto de 2023, em Natal/RN, é parte de uma proposta da UFRN em parceria com o Ministério da Saúde e integra as atividades previstas pelo Projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde (TED 163/2017) do Ministério.

A mesa de abertura teve a participação de Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN); Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Avânia Dias de Almeida, representando Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP/RN); e Érica Cristina Silva Bowes, Coordenadora-Geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/SGTES/MS).

A professora Janete Castro apresentou a proposta das Oficinas de Trabalho também como um resultado das atividades do grupo de trabalho da UFRN reunido no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN). Grupo que estabeleceu sempre uma relação construtiva com o Sistema de Saúde e que se fortaleceu com o surgimento do Sistema Único de Saúde dedicando-se à área da gestão do trabalho e da educação na saúde, realizando pesquisa, processos de capacitação e qualificação, ofertando curso de especialização e mestrado profissional, qual seja, o Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN).

Segundo a professora Janete Castro, “a Oficina é parte desta história e um compromisso de pesquisa assumido com o Ministério da Saúde para o fortalecimento da área de gestão do trabalho em saúde e um espaço para discutir potencialidades de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de saúde e secretarias municipais de saúde”.

Haroldo Pontes, representante do CONASS, considerou a Oficina de Trabalho parte do movimento de construção do processo de avanço da saúde pública no Brasil, por entender que são essenciais o processo formativo e a educação dos profissionais da saúde. Pontes ainda destacou a contribuição do grupo coordenado pela professora Janete Castro para os avanços na área com importante colaboração como a realização dos cursos de especialização e o mestrado profissional, construído pela UFRN, e com um diferencial, a participação do Ministério da Saúde, CONASS e da Organização Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS). O que, para o representante do CONASS, demonstra o importante papel que a professora Janete Castro e o seu grupo tem desempenhado na articulação entre a universidade e o mundo do trabalho.

Avânia Dias de Almeida, representando a SESAP/RN, manifestou a importância das Oficinas no processo de fortalecimento da capacidade gestora, apontando como essencial a UFRN, pelo Observatório em Recursos Humanos em Saúde, numa parceria com o Ministério da Saúde, promover  este espaço para diálogo e discussão entre os gestores, “para que se consiga avançar na área, sobretudo, pela dificuldade que se tem em conferir o protagonismo necessário para a gestão do trabalho, uma área complexa e multifacetada que necessita de uma agenda proposita para auxiliar na composição dos instrumentos  de gestão e de deliberação nas agendas governamentais como área estratégica para o SUS”.

Érica Cristina Silva Bowes, Coordenadora-Geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde do DEGERTS/SGTES/MS, enfatizou o protagonismo da professora Janete Castro pela importância e contribuição à área da gestão do trabalho e da educação na saúde, destacando o papel da SGTES em propor, formular, acompanhar, coordenar e incentivar políticas de gestão, planejamento e regulação na área, afirmando que “a professora Isabela Pinto celebra sempre esta parceria do Ministério da Saúde com a UFRN como contribuição para o avanço da área da gestão do trabalho e da educação na saúde no Brasil”.

Para mais informações acesse o site do Observatório RH UFRN e siga, comente e compartilhe no Instagram