14 de August de 2023

Professora Janete Castro apresenta exposição sobre a gestão do trabalho em saúde na Oficina de Trabalho regiões Centro-Oeste e Norte

Palmas/TO, entre os dias 14 e 15 de agosto de 2023, no Campus da Universidade Federal do Tocantins, por uma iniciativa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a Oficina de Trabalho para regiões Centro-Oeste e Norte “Fortalecimento da capacidade gestora da área de gestão do trabalho das secretarias estaduais de saúde”.

A Oficina é parte das atividades previstas pelo Projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde (TED 163/2017), um convênio entre Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, voltado para o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde na perspectiva da construção de uma rede colaborativa.

Discutir propostas para o fortalecimento da capacidade gestora da área de Gestão do Trabalho em Saúde e possibilidades de cooperação técnica entre as secretarias de saúde das regiões Centro-Oeste e Norte para o fortalecimento da área da Gestão do Trabalho é a proposta do evento que contou com a exposição da professora Janete Lima de Castro, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde, e Coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde. sobre o tema “Fortalecimento da Gestão do Trabalho: dos caminhos trilhados até às necessidades atuais”.

A professora Janete Castro, em suma, destacou a importância das Oficinas para o fortalecimento da área e para a atuação dos gestores em todo país, enfatizando a importância e o envolvimento do Ministério da Saúde com a UFRN ao apresentar os objetivos do TED. A professora também abordou as múltiplas dimensões da área, quais sejam política, econômica, gestora, dialógica, global. Além disso, trouxe aos participantes dados importantes para pensar a área resultantes de pesquisas desenvolvidas pelo ObservatórioRH-UFRN, entre eles, dados de uma pesquisa sobre a situação da GTES das secretarias municipais de saúde e dados pormenorizados sobre fragilidades da Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde.

Para mais informações acesse o site do Observatório RH-UFRN e siga, comente e compartilhe no Instagram.