14 de August de 2023

Mesa de abertura marca o início das atividades da Oficina de Trabalho regiões Centro-Oeste e Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por uma iniciativa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promove a Oficina de Trabalho para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil “Fortalecimento da capacidade gestora da área de gestão do trabalho das secretarias estaduais de saúde”.

A Oficina, que acontece entre os 14 e 15 de agosto de 2023, no Campus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas/TO, é parte de uma proposta da UFRN em parceria com o Ministério da Saúde e integra as atividades previstas pelo Projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde (TED 163/2017) do Ministério.

O objetivo do encontro é discutir propostas para o fortalecimento da capacidade gestora da área de Gestão do Trabalho em Saúde e possibilidades de cooperação técnica entre as secretarias de saúde das regiões Centro-Oeste e Norte para o fortalecimento da área da Gestão do Trabalho.

A mesa de abertura teve a participação de  Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN);  Joseane Mota Bonfim, do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/MS), representando o Ministério da Saúde; Haroldo Pontes, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); e Carlos Felinto Junior, Superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SES/TO),  representando o Secretário Estadual de Saúde interino do Estado do Tocantins, Paulo Cesar Benfica Filho.

A professora  Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório RH-UFRN e do MPGTES/UFRN, reforçou a importância da parceria entre a UFRN e o Ministério da Saúde, que tanto fortalecem a Universidade, quanto o Ministério da Saúde, e contribui para a promoção e o posicionamento da área gestão do trabalho na área da saúde. A professora também firmou a importância do espaço das oficinas de trabalho para discutir a capacidade gestora em saúde e a necessidade de conferir visibilidade para a área no contexto da saúde pública. Por fim, destacou a oportunidade das Oficinas para o dialogo entre os gestores, uma oportunidade para construir em coletivo sugestões e proposições que venham a contribuir  para o enfrentamento dos desafios, convocando também a educação na saúde a pensar o seu papel de cooperação.

Joseane Mota Bonfim, do DEGERTS/MS, por sua vez,  destacou a importância para o firmamento da área da gestão do trabalho da parceria entre o Ministério da Saúde, a UFRN, o CONASS e as secretarias estaduais de saúde para a integração entre as áreas da gestão do trabalho e da educação na saúde, um desafio a ser enfrentando e para o qual as discussões propostas pelas Oficinas têm a colaborar de forma construtiva e producente para fortalecer a atuação do sistema único de saúde.

Haroldo Pontes, representante do CONASS, enfatizou o protagonismo da UFRN pelo trabalho da professora Janete Castro, a frente do Observatório RH UFRN, em criar uma ponte de diálogo e colaboração entre as diversas instâncias que pensam a gestão do trabalho em saúde, unindo a UFRN, o Ministério da Saúde e o CONASS, construindo iniciativas sólidas, como o MPGTES/UFRN. Destacou também que a Oficina é parte deste processo de construção da área da gestão do trabalho e vem também a  colaborar para pensar oportunidades e os desafios propostos para a área.

Carlos Felinto Junior, da SES/TO, desejou boas-vindas aos participantes da Oficina, agradecendo a professora Janete Castro pela oportunidade do Estado do Tocantins recepcionar um evento importante para a construção de uma gestão do trabalho em saúde mais forte, reforçando a importância que área tem no trabalho que as secretarias estaduais de saúde desenvolvem e que a troca de experiências que a Oficina proporciona é essencial para avançar e aprimorar a gestão.

Para mais informações acesse o site do Observatório RH UFRN e siga, comente e compartilhe no Instagram.