Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

07 de August de 2023

Mesa de abertura marca o início das atividades da Oficina de Trabalho região Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por uma iniciativa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promove a Oficina de Trabalho para região Nordeste “Fortalecimento da capacidade gestora da área de gestão do trabalho das secretarias estaduais de saúde”.

 

A Oficina, que acontece entre os dias 7 e 8 de agosto de 2023, no Holiday Inn Natal, em Natal/RN, é parte de uma proposta da UFRN em parceria com o Ministério da Saúde e integra as atividades previstas pelo Projeto Apoio ao Desenvolvimento Institucional e ao Fortalecimento das Estruturas de Gestão do Trabalho das Secretarias Estaduais de Saúde (TED 163/2017) do Ministério.

 

O objetivo do encontro é discutir propostas para o fortalecimento da capacidade gestora da área de Gestão do Trabalho em Saúde e possibilidades de cooperação técnica entre as secretarias de saúde da região Nordeste na perspectiva de fortalecimento da área da Gestão do Trabalho.

 

A mesa de abertura teve a participação de Matheus de Sousa Mata, coordenador adjunto do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFRN); Eliana Costa Guerra, chefe do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN); Antonio de Lisboa Lopes Costa, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN); Avânia Dias, representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), enquanto Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES); Jalmir Simões da Costa, superintendente estadual do Ministério da Saúde; Lyane Ramalho, secretária da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP/RN); Isabela Cardoso de Matos Pinto, secretária da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS); e Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN (Observatório RH-UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN).

 

O coordenador adjunto do NESC/UFRN, Matheus de Sousa Mata, destacou a parceira de longa data entre o NESC e o Observatório RH-UFRN, relembrando que, em 2023, o Núcleo completa 35 anos, o oportuno momento que se vive no país de reformulação das políticas para a saúde e a importância da Oficina como uma contribuição à área de formação em saúde.

 

Eliana Costa Guerra, chefe do DSC/UFRN, por sua vez, apontou o cenário atual, favorável à saúde, por se viver um momento de reconstrução e de desafios, mencionando os esforços históricos do Observatório na formação e atuação para a capacitação de pessoal que atua na saúde e, neste sentido, para o fortalecimento do SUS. Além disso, destacou a importância do SGTES/MS no esforço concentrado e intenso em formar para reconstruir um SUS com profissionais capacitados, críticos e comprometidos com a saúde pública.

 

O diretor do CCS/UFRN, Antonio de Lisboa Lopes Costa, parabenizou o Observatório e o MPGTES, cujo trabalho vem acompanhado diuturnamente, salientando o quanto o Mestrado tem contribuído para a saúde no estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste e no Brasil. Um curso, segundo ele, que só cresce e assume um papel de protagonista na área da gestão e do trabalho em saúde.

 

Avânia Dias, representante do CONASS, frisou a importância que o campo da gestão do trabalho e da educação na saúde tem para o Conselho e a relevância do Observatório e do MPGTES ao proporcionarem uma formação que atende uma demanda para o SUS, reverberando não só na gestão da saúde, mas também em todo o serviço. Ainda em nome do CONASS, declarou que os resultados colhidos na Oficina serão apreciados pelo Conselho e servirão de base e fortalecerão as ações do órgão na gestão do trabalho em saúde.

 

O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Jalmir Simões da Costa, enfatizou a importância da parceria com a UFRN e o trabalho desenvolvido com a professora Janete Castro no Observatório RH-UFRN e no MPGTES, informando que já está na Superintendência o projeto de intervenção colaborativa. Além disso, Jalmir Simões reforçou a importância da Superintendência na consolidação do processo de regionalização do Ministério.

 

A secretária da SESAP/RN, Lyane Ramalho, ressaltou importância da gestão do trabalho, frisando o papel do Observatório, do MPGTES e da história da professora Janete Castro neste cenário de evolução da área, dada a contribuição contínua e relevante não só para o Rio Grande do Norte, mas também para o Brasil, nos avanços na área, considerando inegável o quanto o Mestrado tem também fortalecido a secretaria de saúde do Estado, capacitando profissionais da SESAP e consolidando as práticas.

 

A secretária do SGTES/MS, Isabela Cardoso de Matos Pinto, parabenizou a professora Janete Castro pela iniciativa de realização da Oficina, uma contribuição importante, segundo a secretária, para o fortalecimento da cooperação técnica entre o Ministério e as secretarias estaduais do Nordeste. Uma parceria que considera fundamental para avançar nas pautas construídas e defendidas pelo Ministério na gestão do trabalho e na educação na saúde, importante para a integração entre estas duas áreas, atendendo às questões prioritárias para a formação das trabalhadoras e dos trabalhadores.

 

Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório RH-UFRN e do MPGTES/UFRN, agradeceu aos representantes estaduais da região Nordeste que participam da Oficina e relembrou o papel que desempenham na atividade para o aprimoramento e os avanços na área. Em seguida, agradeceu as autoridades presentes na mesa, parcerias de longas datas no processo de fortalecimento e construção da área da gestão do trabalho e da educação na saúde, considerando a imprescindibilidade da relação entre o serviço e a Universidade neste processo e a parceria do Ministério da Saúde neste processo.

 

“É nossa compreensão desde sempre que estas duas áreas, a gestão do trabalho e a educação na saúde devem conversar mais, porque são uma única área”, disse a professora Janete Castro. Uma área que entende complexa e multifacetada, difícil, e que prescinde a criação de oportunidades, estratégias e condições para que se fortaleça, esclarecendo que a Oficina surge como um espaço para lançar propostas e cujo documento final que será produzido é parte deste processo de sedimentação da gestão do trabalho e da educação na saúde no país, “para que todos possam ter mais força e poder para colocar  propostas nos âmbitos estaduais”, acrescentou.

 

Oficina de Trabalho região Nordeste “Fortalecimento da capacidade gestora da área de gestão do trabalho das secretarias estaduais de saúde”

Data: 7 e 8 de agosto de 2023

Local: Holiday Inn Natal, Natal/RN

 

Para mais informações acesse o site do Observatório RH UFRN e siga, comente e compartilhe no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/