“O Gestor da Saúde nos Anos Covid-19” é o trabalho apresentado pela professora Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório RH UFRN, pesquisa em coautoria com as pesquisadoras Soraya Almeida Belisário, Tania Cristina França da Silva, Carinne Magnago, Samara Ribeiro e Isabela Cardoso de Matos Pinto, no 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2023), que acontece entre os dias 11 e 13 de julho de 2023, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, em Lisboa, Portugal.
O trabalho, uma abordagem qualitativa, exploratória do tipo estudo de caso, trata das implicações do exercício da gestão na vida do gestor de saúde no período da Pandemia Covid-19. A pesquisa se valeu de diversas técnicas de coleta de dados como pesquisa documental, consulta aos sites institucionais, revisão de escopo e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram o principal procedimento qualitativo de abordagem técnica do trabalho de campo utilizado.
Realizadas de forma remota, por meio da plataforma Zoom, as entrevistas aconteceram no período de abril de 2021 a março de 2022. Após a transcrição das falas, uma leitura exaustiva possibilitou a codificação e a categorização. Foram, então, definidas como categorias para análise: Motivação para a gestão, Atributos para a gestão, Considerações sobre a gestão, Facilidades, Dificuldades, Gestão da Pandemia, Repercussões da gestão na vida do gestor.
Os resultados mostraram que momentos de tensões e conflitos vividos pelos gestores durante a pandemia acarretaram como consequências estado de estresse, depressão, obesidade, problemas respiratórios, angústia, insônia, ansiedade, neoplasia, sofrimento mental e fadiga crônica, entre outras enfermidades, apontando que, embora a gestão do Sistema Único de Saúde do Brasil seja complexa e desafiante, também é um processo pessoal e profissional gratificante e de aprendizagem.
A pesquisa ainda alerta que “as repercussões da gestão da pandemia na vida do gestor de saúde ainda não foram suficientemente exploradas e reveladas, espera-se que as evidências produzidas por este artigo tragam um novo olhar sobre a vida desse gestor”.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN # CIAIQ2023