Analisar em que medida a prática de atividade física contribui para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da Saúde no período pós pandemia é o objetivo da pesquisa apresentada por Ingrid Beatriz da Silva, trabalho desenvolvido em coautoria com Maria Aparecida Dias, Janete Lima de Castro, Patrícia Ferras Araújo da Silva, Paulo Moreira da Silva Dantas e Hudday Mendes da Silva, no 12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2023), que acontece entre os dias 11 e 13 de julho de 2023, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, em Lisboa, Portugal.
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, abordagem quali-quantitativa que, na perspectiva qualitativa, utilizou a análise de rede, a Network Analysis, conduzida para avaliar a estrutura de rede do estudo. As análises foram executadas por dois investigadores da pesquisa e a população estudada compreendeu 552 trabalhadores ativos do Ministério da Saúde. A coleta foi mediante aplicação de questionário com 35 questões fechadas e 2 questões abertas.
Considerando as questões abertas, segundo a pesquisa, surgiram duas categorias de análise: Atividade Física e Saúde; e o tipo de atividade física desejada. Os resultados da análise mostraram que diferentes contextos podem influenciar a saúde de servidores do Ministério da Saúde, apontando a necessidade do Ministério reconhecer a importância da atividade física para a saúde do trabalhador e a necessidade de implementar a prática de atividade física a partir das atividades propostas pelos dos trabalhadores nas unidades do próprio Ministério.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN # CIAIQ2023