A professora Janete Castro, coordenadora do I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde, que aconteceu no dia 15 de junho de 2023, na UFRN, na mesa de abertura, com a presença de autoridades e representantes convidados da própria Universidade, secretarias de saúde e do Ministério da Saúde, saudou a todos os presentes, destacando a presença dos egressos do curso do mestrado oriundos de todas as regiões do país, e dos servidores das diversas secretarias de estado e municípios do Rio Grande do Norte, destacando que o evento se volta para todos os que fazem o serviço de saúde.
A professora também agradeceu aos componentes da mesa por representarem as instituições parceiras numa construção que vem de longo prazo, continua e perene e que vem de outras conquistas, como o curso de especialização e a construção do próprio mestrado, segundo a professora. “fruto de um trabalho de longa data em prol da gestão do trabalho e da educação da saúde”, agradecendo a contribuição de cada uma das instituições e dos seus representantes.
A professora também destacou que o Seminário surgiu de uma conversa com a equipe de pesquisadores e o grupo de trabalho do Observatório RH UFRN e do MPGTES como uma proposta para estimular o diálogo entre a academia e o serviço, para, nas palavras da professora, “estimular um diálogo que oportunize aos alunos apresentem os seus trabalhos e para que Observatório possa trazer as suas pesquisas para discussão, a partir da escolha de um tema específico que merece uma agenda e um protagonismo, por isso, um seminário sobre um tema forte em pauta, a saúde do trabalhador que merece uma agenda”.
A professora em sua fala também recuperou a história da criação do MPGTES, fruto da procura por um fortalecimento da área de gestão do trabalho e da educação na saúde no SUS que surge como resultado dos cursos de especialização que a professora coordenou e a UFRN promoveu a partir de 2013, como conta, “para todas as regiões do país e que também é parte de um esforço na área de que vem de cursos anteriores promovidos nos anos 1980”, do qual, inclusive, rememorou a sua participação e da professora Rosana Vilar nestes cursos pioneiros.
Juntas, nos anos 2010, pelo Observatório RH UFRN, as professoras promovem este novo curso, formando como especialistas quase 1800 pessoas em todas as regiões do país. Foram estes especialistas, relata a professora Janete, “que exigiram a criação de um mestrado, que se efetivou e agora chega a terceira turma, em processo seletivo, um avanço, um resultado significativo, do qual o Seminário e também mais um passo”.
I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde e do Observatório de Recursos Humanos em Saúde, promove o I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da UFRN, em parceria com o SGTES/MS, SESAP/RN e Prefeitura do Natal, apresentando como tema “Saúde do Trabalhador da Saúde”.
O evento aconteceu no dia 15 de junho de 2023, das 8h às 17h, no auditório do Departamento de Educação Física, Campus Central da UFRN em Natal/RN. Na programação, exposição de pôsteres, palestra, apresentação de painéis com resultados de pesquisas na área e mesa redonda. Confira esta e outras notícias sobre o evento no site e no Instagram Observatório RH UFRN.
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #MS #saúdedotrabalhador