A conferência “Reflexos das desigualdades sociais no trabalho em saúde e suas repercussões na saúde do trabalhador da saúde”, proferida pelo Diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/SGTES/MS), Bruno Guimarães, marcou a abertura do I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde promovido pela UFRN.
Bruno Guimarães de Almeida destacou a dificuldade que a pauta da gestão do trabalho e da educação na saúde sempre enfrenta para entrar na agenda, pois acaba perdendo na disputa com outras pautas, “apesar de se saber que o sistema de saúde só existe porque é operado por trabalhadores e trabalhadoras da saúde”.
Neste sentido, o diretor apontou que é fundamental que esta pauta seja definitivamente colocada no SUS, na agenda dos gestores, na agenda do controle social, na agenda dos que defendem o SUS que, segundo Guimarães, “mais uma vez, apesar de todo o processo que se passou na Pandemia da Covid-19 e agora no processo do pós-Pandemia segue sendo ameaçado por disputas políticas e que agora, mais do que nunca, precisa ser considerado, valorizando a ciência, a vida e que não esteja a favor de uma disputa de mercado”.
E, por isso, Bruno Guimarães destacou a importância de ser parte e está integre em um espaço como do Seminário para discutir as questões pertinentes ao tema da saúde do trabalhador proposto pela professora Janete Castro para o evento, tendo em vista que, aponta “a Pandemia mostrou que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde já vinham há décadas em um processo de fragilização, tanto dos seus marcos históricos normativos, daquilo que regula e rege o mundo do trabalho, quanto no cotidiano do trabalho, e tendo fim a Pandemia os problemas persistem e seguem, por isso, mais do que nunca é preciso dedicar-se a esta pauta importante e fundamental e caminhar para articulação trabalho e educação”.
Não existe processo formativo, afirmou o Bruno Guimarães, que não possa estar articulado com o mundo do trabalho. A educação está para o trabalho, considera, como o trabalho está para a educação: “os processos formativos precisam atender às demandas da sociedade e as demandas da sociedade que asseguram os direitos constitucionais da saúde para que se tenha uma saúde digna, de qualidade, com trabalho decente e seguro, humanizado, esse é o desafio. Está presente neste seminário é discutir estas e outras questões pertinente e urgentes”.
O diretor destaca que não se pode descuidar do trabalhador que está produzindo o cuidado com dignidade no mundo do trabalho e reitera a importância do Seminário como espaço de discussão: “este espaço é importante e deve prosperar e se multiplicar. A UFRN ao longo dos anos, é importante registrar, vem se dedicando esmeradamente a esta pauta com o esforço da professora Janete Castro, um trabalho de fundamental e importância. Não discutir o trabalhador é inviabilizar o SUS. Esperamos que a partir deste espaço de discussão, possamos multiplicar estes olhares e as intencionalidades para que de fato se tenha uma agenda robusta para que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde tenham relações, processos e condições e vínculos de trabalho dignos, seguros, saudáveis e democráticos”.
Em sua conferência, Bruno Guimarães apresentou dados da situação brasileira atual acerca da violência e exclusão social, pobreza, fome, vulnerabilidade social e a presença marcante do racismo estrutural como uma realidade que impacta na política de saúde e no serviço ao usuário do SUS, desafios aos quais o mundo do trabalho e da gestão do trabalho e educação da saúde deve estar atenta ao debate e a busca por alternativas positivas a espelho da ideia de “esperançar” de Paulo Freire.
I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde e do Observatório de Recursos Humanos em Saúde, promove o I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da UFRN, em parceria com o SGTES/MS, SESAP/RN e Prefeitura do Natal, apresentando como tema “Saúde do Trabalhador da Saúde”.
O evento aconteceu no dia 15 de junho de 2023, das 8h às 17h, no auditório do Departamento de Educação Física, Campus Central da UFRN em Natal/RN. Na programação, exposição de pôsteres, palestra, apresentação de painéis com resultados de pesquisas na área e mesa redonda. Confira esta e outras notícias sobre o evento no site e no Instagram Observatório RH UFRN.
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #MS #saúdedotrabalhador