A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Gestão do Trabalho, Educação e Saúde e do Observatório de Recursos Humanos em Saúde, promove o I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da UFRN, em parceria com o SGTES/MS, SESAP/RN e Prefeitura do Natal, apresentando como tema “Saúde do Trabalhador da Saúde”.
Integra a programação do evento, a exposição de trabalhos, sob o formato de pôsteres, desenvolvidos por pesquisadores da UFRN na área da pesquisa em gestão, trabalho, educação e saúde.
Sofrimento Psíquico dos Médicos da Atenção primária à Saúde
Os professores Maurício Roberto Campelo de Macedo, Isa Maria Hetzel de Macedo e Janete Lima de Castro apresentam a pesquisa “Sofrimento Psíquico dos Médicos da Atenção Primária à Saúde e Processo de Trabalho durante a Pandemia da COVID-19” que analisa as percepções dos médicos que atuam no Programa Mais Médicos pelo Brasil-RN sobre os fatores relacionados com o processo de trabalho na Atenção Básica de Saúde que podem contribuir para o surgimento de sofrimento psíquico nos médicos do programa, em especial no contexto da pandemia do COVID-19. Um estudo de caso que associa técnicas quantitativas e qualitativas para a coleta, descrição e análise dos dados.
Trabalho em gestão
Juliana Pontes Soares e a sua orientadora, a professora Janete Lima de Castro, tratam de fatores estressantes no ambiente laborar que comprometem a saúde mental e os processos de melhoria na pesquisa “Trabalho em gestão: fatores estressantes no ambiente laboral que comprometem a saúde mental e necessidades percebidas para melhorias no processo de trabalho”.
O trabalho é resultado da tese de doutorado da autora e foi desenvolvida com gestores que atuam na Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande Do Norte (SESAP/RN) na sede central e nos grandes hospitais da rede estadual situados na cidade de Natal/RN.
A pesquisa constatou que é preciso fortalecer as iniciativas estaduais e municipais de implementação efetiva de uma política direcionada à saúde dos trabalhadores da saúde, incluindo os profissionais que ocupam cargos de gestão, com investimentos em melhorias nos processos de trabalho, bem como no desenvolvimento de estratégias de prevenção, promoção e reabilitação em saúde mental voltadas para esses profissionais a fim de minimizar o estresse vivenciado no ambiente de trabalho.
Centro de Operações de Emergências para a Covid-19
Manuara Aparecida Alves de Souza e sua orientadora, a professora Janete Lima de Castro, apresentam um estudo de abordagem qualitativa do Centro de Operações de Emergências para a Covid-19 (COE Covid-19) do Ministério da Saúde com o objetivo de analisar as condições de trabalho e seus impactos na saúde da equipe do Centro de Operações de Emergências Covid-19.
O estudo intitulado “Centro de operações de emergências para a Covid-19: uma análise do prazer e do sofrimento psíquico no trabalho” tem por objetivo conhecer o perfil sociodemográfico e profissional da equipe do Centro, identificar os fatores estressores originados no ambiente de trabalho desta equipe de trabalho e identificar elementos que imputem prazer na realização do trabalho.
Núcleos de atenção à segurança e à saúde do trabalhador
O Núcleo estadual de Atenção à Segurança e à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, implementado na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) é o tema da pesquisa-ação de cunho colaborativo com abordagem avaliativa da pesquisadora Marília Eufrásio da Silva e de sua orientadora a professora Ana Tânia Lopes Sampaio.
O estudo “Implantação do núcleo estadual de atenção à segurança e à saúde do trabalhador(a): contribuições para a Secretaria de Estado da Saúde pública do Rio Grande do Norte” aponta, segundo as pesquisadoras, “para importantes contribuições do NESST-SESAP/RN aos NASSTs e para o fortalecimento e articulação das políticas de atenção à saúde e segurança do trabalho norte-rio-grandense”.
Afastamento dos trabalhadores da saúde por doença
Rosane de Souza Lira Canuto e a sua orientadora a professora Janete de Lima Castro propõem na pesquisa “Afastamento de servidores por motivo de doença em um hospital público: um estudo sobre as causas”, um estudo descritivo, de caráter quantitativo com os trabalhadores do hospital que, no período de maio 2020 a dezembro de 2021, tiveram afastamentos por motivo de doença registrados no Sistema de Informação Cadastral do Hospital Geral do Estado de Alagoas/HGE.
As autoras consideram que conhecer o perfil de adoecimento do trabalhador é indispensável, uma vez que possibilita o diagnóstico situacional, contribui para o reconhecimento dos fatores de risco e auxilia nas estratégias de intervenção direcionadas à melhoria das condições de trabalho, na qualidade de vida e na redução do afastamento laboral.
A Saúde do trabalhador do SUS
“A saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde durante e depois da Pandemia da Covid-19: perspectiva de gestores de saúde do trabalhador na esfera municipal e estadual do Rio Grande do Norte”, trabalho de Ingrid Beatriz da Silva orientado pela professora Maria Aparecida Dias, tem por objetivo analisar a Saúde do Trabalhador do SUS durante e depois da pandemia da Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte, na perspectiva dos gestores da Saúde do Trabalhador na esfera municipal e estadual do Rio Grande do Norte. A pesquisa considera que o campo da Saúde do Trabalhador teve grande ênfase durante a pandemia da Covid-19, tendo, sua Política, uma estrutura norteadora importante para garantir a integralidade da assistência ao trabalhador, incluindo a promoção, a prevenção, a vigilância, a reabilitação e a recuperação.
I Seminário de Pesquisa, Gestão, Trabalho e Educação
Tema: Saúde do Trabalhador da Saúde.
Data: 15 de junho de 2023, 8h às 17h.
Local: Campus Central UFRN, Natal, auditório do Departamento de Educação Física.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #MS #saúdedotrabalhador