Alunos do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN) começaram a apresentar seus trabalhos de qualificação. Confira abaixo os temas e as propostas dos trabalhos apresentados no mês de abril de 2023.
Análise da agenda da comissão intergestores bipartite no Rio Grande do Norte
A mestranda Ana Carla Macedo do Nascimento, orientanda da professora Flávia Christiane de Azevedo Machado, em banca com a participação dos professores Dyego Leandro Bezerra de Souza, Maria Jalila Vieira de Figueiredo Leite e André Luís Bonifácio de Carvalho, realizada no dia 14 de abril de 2023, apresentou o trabalho “A gestão da educação em saúde: análise da agenda da comissão intergestores bipartite no Rio Grande do Norte”.
A pesquisa busca discutir a contribuição da CIB/RN no pacto federativo para a construção e fortalecimento da política de educação permanente em saúde tendo por referências analíticas a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, por meio da análise documental de atas e deliberações da CIB.
Condições de trabalho e saúde de trabalhadores da Enfermagem
“Condições de trabalho e saúde de trabalhadores da Enfermagem em hospitais no Brasil: Revisão integrativa” foi o tema apresentado pela mestranda Cristiane Costa Uchoa na sua qualificação para o mestrado, no dia 14 de abril de 2023. O trabalho é orientado pelo professor Henry Walber Dantas Vieira e a banca contou com a participação dos professores Ana Tania Lopes Sampaio e José Jailson de Almeida Junior.
O estudo tem como objeto investigar a relação entre as condições de trabalho e a saúde dos profissionais de enfermagem na rede hospitalar no Brasil. Tratará de uma revisão integrativa da literatura com buscas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE.
Capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais de saúde
O curso de capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais de saúde na atenção básica é o tema da pesquisa apresentada no dia 20 de abril de 2003, pela mestranda Aldenira Joacla Caetano da Silva, orientanda da professora Caroline Evelin Nascimento Kluczynik. Participaram da banca, na condição de avaliadoras, as professoras Dandara Nayara Azevedo Dantas, Janete Lima de Castro e Sheila Saint Clair da Silva Teodosio.
O objetivo geral do estudo foi desenvolver uma proposta de curso de capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde nas unidades básicas do município de Riachuelo/RN. A proposta é um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, mulheres gestantes e seus companheiros. A pesquisa atendeu aos fundamentos éticos das Resoluções nº 466/2012.
Versus Potiguar
“Versus Potiguar: um estudo avaliativo” é o tema do trabalho de qualificação da discente Rayane Larissa Santos de Araújo, orientanda da professora Rosana Lúcia Alves de Villar. O trabalho foi apresentado no dia 24 de abril de 2023. Participaram da banca as professoras Janete Lima de Castro, Maura Vanessa Silva Sobreira e Sheila Saint Clair da Silva Teodosio.
O estudo de abordagem qualitativa visa avaliar as contribuições do VERSUS Potiguar para a formação em saúde no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa é desenvolvida com docentes de instituições de ensino parceiras, facilitadores, comissão organizadora e estudantes participantes do VERSUS Potiguar. A coleta de dados foi realizada entre junho de 2022 e abril de 2023.
A saúde do trabalhador do SUS e a Pandemia
A mestranda Ingrid Beatriz da Silva apresentou trabalho sobre a saúde do trabalhador do SUS durante e depois da Pandemia da Covid-19, no dia 26 de abril de 2023. O trabalho é orientado pela professora Maria Aparecida Dias. A banca contou com a participação dos professores Janete Lima de Castro, Patrícia Ferras Araújo da Silva e Paulo Moreira Silva Dantas.
Trata-se de um estudo observacional e descritivo com abordagem qualitativa, no tipo estudo de caso. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Natal e na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Os sujeitos participantes são os profissionais que compõem os núcleos gestores da área da saúde do trabalhador em ambas as secretarias. Para a coleta de dados, a pesquisadora utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada individual e os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo.
As Estratégias da Escola de Saúde Pública do Município de Manaus para a consolidação da Politica Municipal de Educação Permanente em Saúde
A mestranda Suziele da Costa Souza Lima apresentou trabalho de qualificação no dia 27 de abril de 2023, orientado pelo professor Maurício Wiering Pinto Telles, sobre as estratégias da Escola de Saúde Pública no município de Manaus para a consolidação da Politica Municipal de Educação Permanente em Saúde. Participaram da banca as professoras Rosana Lúcia Alves de Villar, Maria Aparecida Dias e Sheila Saint Clair da Silva Teodosio.
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório, com coleta de dados por meio de pesquisa documental, incluindo documentos públicos disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Os dados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão do papel da Escola de Saúde Pública (ESAP) de Manaus na promoção da educação permanente em saúde e no fortalecimento da saúde pública do município.
MPGTES
Criado em 2019, o MPGTES está em fase de conclusão da sua segunda turma. O programa conta hoje com 15 professores permanentes e um professor colaborador de diversos Centros e Campi da UFRN. O PPGTES é também parte da trajetória do Observatório de Recursos Humanos, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e das parceiras e colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde no desenvolvimento de ações de cooperação técnica na área da gestão do trabalho e da educação na saúde no Brasil.
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