Alunos do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES/UFRN) começaram a apresentar seus trabalhos de qualificação. Confira abaixo os temas e as propostas dos trabalhos apresentados no mês de maio de 2023.
Observatório da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
A mestranda Avania Dias de Almeida apresentou trabalho sobre o processo de implantação do Observatório da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte, no dia 02 de maio de 2023. O trabalho é orientado pelo professor Henry Walber Dantas Veira e a banca contou com a participação dos professores Dyego Leandro Bezerra de Souza e Janete de Lima Castro.
Trata-se de uma pesquisa-ação que emprega procedimentos mistos com ênfase nas técnicas qualitativas. Segundo a pesquisadora “serão utilizados diferentes métodos, que, por meio da análise triangular de seus dados, poderão fornecer insights voltados para a transformação das práticas desenvolvidas na área em estudo, com uma abordagem que se assemelha à pesquisa avaliativa em saúde, que compreende a análise dos aspectos de estrutura, processo e resultado”.
Educação permanente em Saúde do Estado do Maranhão
“Comissão de Integração ensino-aprendizagem ensino-serviço regional de Imperatriz: Implantação e contribuições para Política de Educação Permanente em Saúde do Estado do Maranhão” é o tema do trabalho do mestrando Wellington Queiroz de Freitas, apresentado em 04 de maio de 2023, sob a orientação da professora Ana Tania Lopes Sampaio. Participaram da banca de avaliação os professores Henry Walber Dantas Vieira e Alcides Viana de Lima Neto.
Trata-se, segundo o mestrando, “de pesquisa-ação com estudo avaliativo, do tipo antes e depois, cujo referencial teórico tem como base os pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS)”. Os dados serão coletados antes e após a implantação da Comissão, o que, segundo Wellington Queiroz, “possibilitará descrever o processo de implantação da PNEPS no Maranhão, identificar o perfil dos gestores e sua percepção sobre a política e a implantação da Comissão”.
Programa nacional de apoio à oncologia
A mestranda Iracema Souza de Carvalho apresentou trabalho de qualificação sobre ações educativas do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica. A defesa aconteceu no dia 08 de maio de 2023. O trabalho é orientado pela professora Sheila Saint Clair da Silva Teodosio. A banca foi integre pelos professores José Jailson de Almeida Junior, Maria Aparecida Dias e Rosana Lúcia Alves de Villar.
A pesquisa se propõe a analisar os significados e contribuições das ações educacionais, promovidas pelo Programa. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. O trabalho visa, segundo a mestranda, “destacar a relevância do tema, explicar como os objetivos foram alcançados e destacar alguns aspectos significativos dos achados da pesquisa”.
Competências gerenciais e capacitação de gestores
A mestranda Keila Regina de Oliveira apresenta trabalho sobre as competências gerenciais e a capacitação de gestores do hospital regional de Mato Grosso do Sul. O trabalho foi apresentado no dia 11 de maio de 2023. A orientação é da professora Maria Teresa Pires Costa. Participaram da banca os professores Eliane Borges de Almeida, Antonio Alves Filho e Dyego Leandro Bezerra de Souza.
A pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem dedutiva e exploratória para atingir os objetivos específicos, utilizando pesquisa documental como método de coleta de dados. O estudo, segundo a mestranda, “utiliza a ferramenta Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) para mensurar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais do hospital, visando melhorar a qualidade da assistência prestada à população”.
Telessaúde
A mestranda Luciana Toledo Lopes apresentou trabalho intitulado “Projetos de telessaúde executados pelo PROADI-SUS: intervenção para fortalecer as redes de atenção e educação permanente do SUS” no dia 17 de maio de 2023. O trabalho é orientado pelo professor Dyego Leandro Bezerra de Souza. A banca contou com a participação das professoras Caroline Evelin Nascimento Kluczynik e Janete Lima de Castro.
Trata de pesquisa qualitativa de revisão narrativa e levantamento bibliográfico. Os resultados, segundo a mestranda, “destinam-se ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), enquanto membro da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e do Comitê Gestor do PROADI-SUS, para que este se aproprie dos elementos contemplados, utilizando-os, se assim couber, na elaboração de futuros projetos de telessaúde desenvolvidos por iniciativas privadas, priorizando o desenvolvimento de funções educacionais na Rede de Atenção à Saúde (RAS)”.
MPGTES
O MPGTES está em fase de conclusão da sua segunda turma. O programa conta hoje com 15 professores permanentes da UFRN e um professor colaborador. O PPGTES é também parte da trajetória do Observatório de Recursos Humanos, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e das parceiras e colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde no desenvolvimento de ações de cooperação técnica na área da gestão do trabalho e da educação na saúde no Brasil.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #PPGTES #MGTES #MGTESUFRN #SaúdeColetiva