Uma análise da Síndrome de Bournout em trabalhadores que atuam na gestão em saúde na pandemia de Covid-19 foi tema de tese defendida em 24 de maio de 2023 pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL/UFRN) Juliana Pontes Soares, orientanda da professora Janete Lima de Castro.
A tese consiste no resultado de uma pesquisa quantitativa e qualitativa que foi desenvolvida em cinco etapas, compreendendo revisão integrativa para compreender os efeitos e consequências das condições de trabalho na pandemia da COVID-19 na saúde mental dos profissionais de saúde, no que tange à Síndrome de Burnout; protocolo de revisão de escopo e revisão de escopo para mapear e identificar estudos que tratam da síndrome em profissionais de saúde em serviços públicos de saúde; estudo observacional, transversal, quantitativo por meio de questionário sociodemográfico/ocupacional e análise por estatística descritiva; e estudo qualitativo por entrevista remota e análise de conteúdo temática.
A pesquisadora apresentou os resultados de cada um dos estudos realizados e pode constar que retratam a prevalência da Síndrome de Burnout em gestores durante a pandemia, fatores associados e estratégias utilizadas para lidar com adversidades no trabalho. Acrescentando que “evidenciam a necessidade de discutir a vulnerabilidade dessa força de trabalho visto que alterações psíquicas podem acarretar em danos individuais, sociais e organizacionais”. Os resultados da pesquisa poderão contribuir para elaboração de estratégias de promoção e proteção da saúde mental desses profissionais.
A banca de avaliação contou, além da orientadora, a professora Janete Castro, com a presença das professoras Elizangela Franco de Oliveira Cavalcante, Maria Aparecida Dias, Ana Cristina de Oliveira e Silva e Isabela Cardoso de Matos Pinto, atual secretária da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #PPGSCOL #Burnout #SaúdeColetiva