Natal/RN, 05 de maio. A coordenação do Mestrado em Gestão, Trabalho e Educação em Saúde (MPGTES) promove oficina com a participação dos coordenadores do curso, Janete Lima de Castro, coordenadora; Dyego Leandro Bezerra de Souza, vice-coordenador; do Pró-reitor de Pós-graduação da UFRN, professor Rubens Maribondo; da comissão Plano de Ação Biquadrienal (PAQPG), formada por Maria Teresa Pires Costa, na presidência; as professoras Maria Aparecida Dias e Rosana Lúcia Alves de Vilar e Renata Fonsêca Sousa de Oliveira, convidada como avaliadora externa; e representantes convidados do corpo docente e discente.
Representando o corpo docente, os professores Ana Tânia Lopes Sampaio, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik, Flavia Christiane de Azevedo Machado, Marcelo Viana da Costa, José Jailson de Almeida Junior, Mauricio Wiering Pinto Telles; e representando o corpo discente os alunos do mestrado Ingrid Beatriz da Silva, Avânia Dias de Almeida e Lauro Gabriel Bezerra Santos.
A oficina tem por objetivo contribuir para a elaboração da proposta do plano bi-quadrienal, período 2022-2028, promovendo uma análise situacional com base na ficha de avaliação da CAPES pela matriz SWOT; pensando estratégias para melhoria de indicadores; e propondo um cronograma de ações com definição de responsáveis e os resultados esperados.
Durante as atividades da oficina, os participantes foram divididos em dois grupos de trabalho para discutir e apresentar sugestões para qualificar o PAQPG que, ao final, comporão o documento final, aprovado em plenária, última etapa da oficina.
A professora Janete Lima de Castro, coordenadora do MPGTES, enfatizou a importância do programa para a formação continuada dos profissionais que atuam na área de gestão do trabalho e da demanda do mestrado profissional face a experiência exitosa dos cursos de especialização desenvolvidos entre 2012 a 2016, para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, envolvendo 1.750 alunos de 18 Secretarias estaduais e 238 secretarias municipais de saúde, uma iniciativa do NESC/UFRN e do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), por meio do Observatório de Recursos Humanos em Saúde, o Observatório RH-UFRN.
O Pró-reitor de Pós-graduação da UFRN Rubens Maribondo destacou a importância dos processos de avaliação para a melhoria e a qualidade dos cursos de pós-graduação ofertados pela UFRN, os desafios postos, e a necessidade do planejamento estratégico como fator primordial para direcionar os cursos e alcançar os resultados esperados, apresentando também contribuições e direcionamentos para a discussão do Plano.
A presidente da comissão Plano de Ação Biquadrienal (PAQPG) Maria Teresa Pires Costa destacou a importância da oficina na avaliação do plano como parte do processo de propostas e ajustes necessários como também enfatizou a importância do apoio institucional para consolidação dos objetivos e metas propostas.
MPGTES
Iniciado em setembro de 2019, atualmente, o MPGTES está em fase de conclusão da sua segunda turma e com o edital aberto para seleção da terceira turma, lançado em março de 2023. O programa conta hoje com 15 professores permanentes e um professor colaborador de diversos Centros e Campi da UFRN.
O MPGTES é também parte da trajetória do Observatório de Recursos Humanos, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e das parceiras e colaboração da Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde no desenvolvimento de ações de cooperação técnica na área da gestão do trabalho e da educação na saúde no Brasil.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN # PPGTES #MPGTES