Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

18 de April de 2023

Pesquisadoras do Observatório RH UFRN apresentam trabalho no Congresso do CCS/UFRN sobre baixa realização pessoal no trabalho

A baixa realização pessoal no trabalho de profissionais da gestão do trabalho em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) é tema de trabalho apresentado no 2° Congresso Interdisciplinar em Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), que aconteceu em Natal/RN, nos dias 13 e 14 de abril de 2023, e  teve por temática “Desafios na saúde: hoje e amanhã”.

A pesquisadora do Observatório RH UFRN Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes apresentou o trabalho, uma pesquisa do Observatório em coautoria com Samara da Silva Ribeiro e sob orientação da professora Janete Lima de Castro.

Segundo as pesquisadoras, o trabalho afeta diretamente a saúde do profissional de saúde e pode repercutir em processos de adoecimento, por isso, a pesquisa procurou investigar o nível da baixa realização pessoal no trabalho e fatores associados em trabalhadores da área de Gestão do Trabalho em Saúde do SUS.

Níveis críticos de baixa realização pessoal no trabalho, apontam as pesquisadoras, alertam para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout e ressaltam a importância de um olhar mais direcionado à saúde mental dos profissionais da gestão do trabalho em saúde.

Se faz necessário o desenvolvimento de ações de prevenção à doenças e promoção da saúde que contribuam para melhorias na qualidade de vida e, em consequência, para a qualidade de assistência prestada aos usuários do SUS.

Participaram do estudo 43 profissionais, 51,2% do sexo feminino; faixa etária de 31 a 50 anos (69,7%). Os resultados mostraram que a maior parte dos participantes (39,50%) apresentou a “baixa realização pessoal no trabalho” no nível médio, seguida por 32,60% que apresentaram nível alto e 27,90%.

O estudo é um recorte de um projeto maior realizado pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes.  Trata-se de um estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em 2020 pelo Google Forms, utilizando o questionário Maslach Burnout Inventory. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. 

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/

Curta, comente e compartilhe

 #ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #SUS