Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

28 de December de 2022

Curso online e gratuito sobre autocuidado e literacia para a saúde pela Fiocruz e Ministério da Saúde

O Campus Virtual Fiocruz e o Ministério da Saúde provem curso online e gratuito voltado para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas na Atenção Primária à Saúde. As inscrições são gratuitas e estão abertas desde terça-feira, dia 27 de dezembro, permanecendo por prazo indeterminado, a depender da demanda. Após a inscrição, o cursista já pode iniciar imediatamente o curso pela plataforma da Fiocruz.

O curso está divido em cinco módulos com carga horária de 60 horas cada e cada módulo conta com três aulas. Dentre os temas abordados estão: a promoção da saúde, a salutogênese e a literacia para saúde; cuidado e autocuidado para prevenção da saúde e a prevenção de doenças; intervenção para equipes e sistemas de saúde na prática de literacia para a saúde; ferramentas no cotidiano de trabalho das equipes; e autocuidado em saúde.

Serão disponibilizados como material de apoio, entre outros recursos educativos, guias, vídeos e videoaulas que abordam os temas do autocuidado e literacia e manejo de doenças como hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica e diabetes tipo dois, suas formas de prevenção e controle.

O curso é  uma demanda do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde e foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, em parceria com o grupo de estudos e pesquisa Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil, vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais  da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

A coordenação geral do curso está a cargo da médica sanitarista Ana Luiza Pavão, pesquisadora do Laboratório de Informações em Saúde e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, com coordenação adjunta de Rosane Aparecida de Sousa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no seguinte endereço eletrônico: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/autocuidado_literacia/inscreva-se/7091

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/

Curta, comente e compartilhe

#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #MS #Fiocruz #curso