A 17ª Conferência Nacional de Saúde começa em novembro de 2022 com a etapa das conferências municipais. Nesta etapa, estão previstas discussões das propostas a serem eleitas pelos delegados e delegadas que participarão das conferências estaduais.
A conferência promove a continuidade dos debates sobre o fortalecimento do SUS que aconteceram na 16 ª Conferência. O calendário compreende três etapas: a municipal, no período de novembro de 2022 a março de 2023; estadual e do Distrito Federal, abril a maio de 2023; e nacional 02 a 05 de julho de 2023.
A partir destas conferências, no âmbito municipal e, posteriormente, estadual, serão realizadas as discussões na esfera nacional com as diretrizes que serão incorporadas aos planos plurianuais de saúde, tanto para as esferas municipais para o período 2022 a 2025, quanto para as esferas estaduais e Distrito Federal e a esfera federal para o período 2024-2027.
Além das conferências, outras formas de integração e discussão se apresentam nas atividades preparatórias, coordenadas pelo Conselho Nacional de Saúde e sociedade civil; as conferências livres; e as atividades autogestionadas.
As reflexões, desafios e perspectivas se concentram em eixos temáticos sobre a situação da saúde no Brasil e seus determinantes sociais; a atuação dos conselhos de saúde, movimentos comunitários, sociais e sindicais; o SUS enquanto expressão política do direito humano à saúde; e os desafios e rumos para a saúde e políticas públicas na área.
Para saber mais acesse a Cartilha da 17ª Conferência Nacional de Saúde disponível online no seguinte endereço eletrônico https://www.flipsnack.com/CCD6657F8D6/cartilha-da-17-confer-ncia-nacional-de-sa-de.html
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN https://observatoriorh.ufrn.br/ e siga no Instagram https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRHUFRN #UFRN #SUS #17Conferencianacionaldesaude