No 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO, a mestranda Avânia Dias Almeida do MPGTES/UFRN, sob orientação e co-autoria do professor Henry Walber Dantas, apresentou trabalho “Sistema de Informação da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde para o Observatório da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte”.
O trabalho tem por objetivo apresentar o que se considera um Observatório para a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela percepção dos gestores e servidores das áreas técnicas, visando qualificar o processo de implantação, e consequente à tomada de decisão.
Trata-se de um estudo com abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados documental e secundários nas bases de dados dos sistemas disponíveis da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Foi escolhida a técnica de Grupo Focal como parte da coleta de dados por meio de interação em grupo e, de forma complementar, foi utilizado uma ferramenta de business intelligence, para organização dos dados e disponibilização de dashboards.
O Observatório foi implementado pela secretaria, segundo a pesquisadora, para consolidar e monitorar informações dispersas dos sistemas de informação do órgão que geram densos bancos de dados, muitos em formato de ilhas, que dificultam a análise e tomada de decisão.
A pesquisa demonstrou o potencial do uso dos bancos de dados, oriundos dos sistemas de informação existentes a serem explorados em favor da modernização do processo decisório no âmbito da gestão do trabalho e da educação na saúde.
Além disso, a mudança no processo de trabalho da Coordenação quanto a gestão de dados, favoreceu o desenvolvimento de dashboards e, a partir disso, possibilitou aos gestores e servidores das áreas técnicas acessarem as informações sobre a movimentação da rede, com possibilidade de visualização de painéis gráficos de fácil compreensão, em tempo real.
A pesquisa, portanto, segundo a autora, abre caminhos para organização e disseminação das informações, tendo como pilar estruturante à tomada de decisão baseada em evidências, oportunizando a qualificação do debate nas rodas de decisão.
MPGTES/UFRN
O Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES) é uma oferta do Programa de Pós-graduação em Gestão Trabalho, Educação e Saúde do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, voltado ao aperfeiçoamento dos gestores. Apresenta uma única área de concentração: “Gestão, Trabalho, Educação e Saúde” e duas linhas de pesquisa: “Gestão, Trabalho e Saúde” e “Políticas, concepções e práticas de educação na Saúde”.
Para saber mais, acesse a página do programa https://posgraduacao.ufrn.br/mpgtes
ABRASCO 2022
O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, com o tema “Associação Brasileira de Saúde Coletiva Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social''.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram.
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#MPGTES/UFRN #UFRN # SESAPRN #ABRASCO #ABRASCÃO #saudecoletiva #trabalhadoresdasaúde