“Estratégias para o desenvolvimento da Educação Interprofissional no contexto da Pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa”, das pesquisadoras do Observatório RH UFRN Nathalia Hanany Silva de Oliveira e Janete Lima de Castro, é tema de trabalho apresentado no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, ABRASCO.
O trabalhou objetivou descrever as estratégias para o desenvolvimento da Educação Interprofissional em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil, a partir de uma revisão integrativa da literatura e de uma questão norteadora: “Quais estratégias foram utilizadas para o desenvolvimento da Educação interprofissional no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil?”
Foram encontrados 38 artigos na BVS e 22 artigos na SCIELO. Desses 60 achados, 52 foram excluídos por não responderem à pergunta de pesquisa e 2 por serem duplicados. Perfazendo um total de 6 documentos estudados.
Nas publicações encontradas visualizaram-se diversas estratégias de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas quais as principais foram: Redes Sociais - WhatsApp, Facebook, Instagran, Youtube; Construção de materiais educativos e Podcast; utilização de plataformas de comunicação, como o Google Meet; Ferramentas do Google - Docs, Drive e Forms; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Além da utilização de metodologias ativas como a Aprendizagem baseada em Problemas (PBL).
As fontes utilizadas foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – Ministério da Saúde e a Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2020, utilizando a seguinte estratégia de busca: “Educação interprofissional” AND “Pandemia” OR “Covid-19”. Como recorte temporal para os anos de 2020 a 2022 e de estudos realizados no Brasil. Para consolidação dos dados foi utilizado planilhas do Excel.
As autoras entendem que a educação interprofissional em saúde é uma proposta formativa caracterizada pela presença de duas ou mais profissões, estudantes e/ou profissionais, aprendendo juntos sobre os outros, com os outros e entre si, possibilitando maior compreensão dos papéis específicos de cada profissão e o fomento das práticas colaborativas e trabalho em equipe. Abalados, em 2020, pela pandemia de Covid-19 que trouxe diversos desafios e dentre eles, o distanciamento social e, consequentemente, a suspensão dos encontros formativos presenciais.
Assim, as pesquisadoras entendem que “diante da pandemia da coronavírus tornou-se imprescindível a utilização de “novos” métodos para o fomento da educação interprofissional em saúde. Assim, as TIC foram grande aliada para se manter a continuidade do ensino e da EIP. Contudo, a utilização desse meio não é possível a todos os estudantes e profissionais, fazendo-se necessário o fortalecimento de políticas públicas de inclusão digital”.
ABRASCO 2022
O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, com o tema “Associação Brasileira de Saúde Coletiva Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social''.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram.
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRH-UFRN #UFRN #ABRASCO #ABRASCÃO #saudecoletiva #trabalhadoresdasaúde #educaçãointerprofissional