Estudar a presença e o nível emocional, uma das dimensões da síndrome de Burnout, entre os trabalhadores de um dos departamentos do Ministério da Saúde no Brasil é a proposta do estudo empreendido pelas pesquisadoras do Observatório RH UFRN Samara da Silva Ribeiro, Janete de Lima Castro e Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO.
A pesquisa é parte do projeto “Saúde do Trabalhador nos Espaços de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde desenvolvida pelo Observatório RH UFRN.
Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa utilizou para a coleta de dados o Maslach Burnout Inventory em versão adaptada e validada para o Brasil.
Os dados foram coletados em 2021 a partir de questionário autoexplicável e anônimo, via formulário Google Forms e analisados com o auxílio dos softwares Excell e Statistical Package for Social Sciences. Participaram do estudo 43 profissionais.
Analisando os resultados, as pesquisadoras chegaram a conclusão que a pontuação alta na subescala de exaustão emocional pode ser um indicativo que os trabalhadores experimentam o sentimento de estarem emocionalmente sobrecarregados pelo trabalho o que acende o alerta ao desenvolvimento da síndrome. Portanto, acreditam que identificar esse componente permite o desenvolvimento de estratégias adequadas aos desafios da organização.
ABRASCO 2022
O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, com o tema “Associação Brasileira de Saúde Coletiva Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social''.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram.
https://observatoriorh.ufrn.br/
https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/
Curta, comente e compartilhe
#ObservatorioRH #ObservatorioRH-UFRN #UFRN #ABRASCO #ABRASCÃO #educaçãonasaúde #saudecoletiva #gestãodotrabalho #trabalhadoresdasaúde