Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

22 de November de 2022

Mestrandos do MPGTES/UFRN apresentam trabalho sobre registro de frequência eletrônica na SESAPRN no 13º Congresso da ABRASCO

No 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO, os mestrandos Ingrid Beatriz da Silva, Luiz Renato Silva de Melo, Elenimar Costa Bezerra e a professora Maria Aparecida Dias apresentaram o relato de experiência em Saúde Coletiva no âmbito das transformações no mundo do trabalho intitulado “Implementação do registro de frequência eletrônico: uma vivência no nível central da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte”.

O relato de experiência trata da implementação do registro de frequência eletrônico no Nível Central da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, no período de novembro de 2021 a março de 2022, por força-tarefa composta por servidores da Subcoordenadoria de Gestão do Trabalho e da Unidade de Gestão de Tecnologia.

Foi preciso, segundo o relato apresentado pelos pesquisadores, adequações no sistema, cadastramento dos servidores, elaboração de normativas e manuais, bem como, a realização de ações educativas que apontaram que até o início da experiência o sistema de ponto eletrônico não havia sido implantado em sua totalidade no Nível Central da secretaria.

A pesquisa aponta que em novembro de 2021, cerca de 888 servidores não efetuavam seu registro de frequência neste sistema. Após o início dos trabalhos do grupo de força-tarefa, registrou-se, após o mês de março de 2022, um total de 171 servidores que não fizeram o efetivo registro eletrônico de sua frequência nas atividades laborais, uma diminuição na não utilização em 80,7%.

Os pesquisadores destacaram a importância do registro eletrônico não só para gerenciamento sobre a jornada de trabalho dos servidores pelas suas respectivas chefias, mas também para o servidor, que, através do sistema de ponto eletrônico tem o efetivo registro de sua carga horária trabalhada de modo seguro, rápido e permanente.

MPGTES/UFRN

O Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES) é uma oferta do Programa de Pós-graduação em Gestão Trabalho, Educação e Saúde do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, voltado ao aperfeiçoamento dos gestores. Apresenta uma única área de concentração: “Gestão, Trabalho, Educação e Saúde” e duas linhas de pesquisa: “Gestão, Trabalho e Saúde” e “Políticas, concepções e práticas de educação na Saúde”.

Para saber mais, acesse a página do programa https://posgraduacao.ufrn.br/mpgtes

ABRASCO 2022

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, com o tema “Associação Brasileira de Saúde Coletiva Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social''.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram.

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/

Curta, comente e compartilhe

#MPGTES/UFRN #UFRN #SESAPRN #ABRASCO #ABRASCÃO #saudecoletiva #trabalhadoresdasaúde