Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

20 de November de 2022

III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO apresenta painel sobre desafios contemporâneos para a formação e o trabalho em saúde

Salvador/BA, 20 de novembro. O GT Trabalho e Educação na Saúde em parceria com o Observatório RH UFRN apresentou durante as atividades do III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO, o painel “Desafios contemporâneos para a formação e o trabalho em saúde, pensando além da pandemia”.

A coordenação ficou a cargo da professora Sheila Saint-Clair, pesquisadora do Observatório RHS-UFRN e presidente da Aben RN.

Participaram do painel Maria Helena Machado, Professora e pesquisadora da ENSP/Fiocruz; Haroldo Jorge Pontes, Assessor do CONASS; Francisca Valda da Silva Oliveira, Representação da Cirhrt/CNS; Liliana Santos, professora do Curso de Saúde Coletiva da UFBA; e Janete Castro Coordenadora do GT Trabalho e Educação da Abrasco e Coordenadora do Observatório RHS da UFRN.

O painel tratou do trabalho como categoria central e a formação em saúde para o SUS no contexto contemporâneo,  observando configurações, apostas e desafios, a mercantilização e privatização da educação, assim como a desresponsabilização do Estado frente às políticas sociais também foram mencionadas.

Maria Helena Machado destacou os desafios que se apresentam atualmente para a área do trabalho em saúde como o plano da formação para educação e o mundo do trabalho e a biossegurança, sobretudo, no que tange a diferença entre os trabalhadores da saúde em termos de quantidade e qualidade do uso dos EPI’s.

Haroldo Jorge Pontes e Francisca Valda Silva alertaram para as dificuldades a serem enfrentadas atualmente na área da gestão do trabalho em saúde, sobretudo, na retomada no campo da gestão em saúde, com o Ministério da Saúde e a atuação da CGETS, tornando o exercício da regulação é, principalmente, uma questão política.

Liliane Santos propôs uma síntese, destacando os desafios contemporâneos para a formação e o trabalho em saúde além da pandemia ao propor reflexões sobre desafios e proposições e assim abrir espaço para o novo.

A professora Janete Castro enfatizou a importância do III Simpósio e a necessidade desta mesa para pensar a agenda da educação do trabalho e da gestão no pós-pandemia, ao perguntar: “quais serão os caminhos?”

A professora acredita que é preciso considerar entre outras, a invisibilidade das políticas; a precarização do trabalho e o teletrabalho;  e, no campo da educação, os avanços da educação à distância. Temas importantes a serem discutidos e que devem constar numa agenda para pensar o presente.

Os expositores  apresentaram os desafios e as necessidades e consideram que  é necessário e urgente ampliar o debate e a participação dos diferentes atores sociais na busca de respostas e estratégias na perspectiva da defesa dos direitos sociais, da democracia, da equidade e da justiça social.

III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO

O evento, uma parceria entre o GT Trabalho e Educação na Saúde da Abrasco e o Observatório RH UFRN, acontece entre os dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Convenções da cidade de Salvador, Bahia, e antecede o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO que apresenta este ano como proposição geral “Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social”.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram:

https://observatoriorh.ufrn.br/

https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/

Curta, comente e compartilhe

#ObservatorioRH #ObservatorioRH-UFRN #UFRN #saudecoletiva #trabalhadoresdasaúde #ABRASCO #ABRASCÃO #ABRASCO2022