19 de November de 2022

Palestra do professor Naomar de Almeida Filho abre hoje o III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO

Salvador, 19 de novembro. A abertura do III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO, acontece hoje, às 16h, no Centro de Convenções de Salvador, com palestra proferida pelo professor Naomar de Almeida Filho, professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

O palestrante Naomar de Almeida Filho é Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia.

Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017) e agraciado com 29 láureas e comendas de âmbito nacional e internacional.

Doctor of Science Honoris Causa pela McGill University, Canadá; e Professor Visitante da Universidade da Carolina do Norte, Universidade da Califórnia, Universidade de Montreal e Universidade Harvard.

Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México, Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina e Pesquisador nível I-A do CNPq a partir de 1986.

Publicou 213 artigos em periódicos científicos com peer-review (65 em revistas estrangeiras) e 118 capítulos em coletâneas especializadas (19 no exterior), além de 25 livros técnicos (5 no exterior).

Entre os diversos livros publicados encontram-se “A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova”(Coimbra: Almedina, 2008), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos; “O que é Saúde?” (Rio: Fiocruz, 2011); e “A Quarta Missão da Universidade” (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012), em co-autoria com Fernando Seabra Santos.

Atualmente, é Professor Aposentado do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, onde atua como Coordenador do INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde - INTEQ-Saúde; e Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, desenvolvendo estudos sobre a relação entre universidade, educação, história e sociedade.

III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO

O evento acontece entre os dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Convenções da cidade de Salvador, Bahia, e antecede o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO que apresenta este ano como proposição geral “Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social”.

O III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde é uma promoção do GT Trabalho e Educação na Saúde em parceria com o Observatório RH UFRN coordenado pela professora Janete Castro.

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram:

Curta, comente e compartilhe: #ObservatorioRH #ObservatorioRH-UFRN #UFRN #saudecoletiva #trabalhadoresdasaúde #ABRASCO #ABRASCÃO #ABRASCO2022