09 de November de 2022

Inscrições abertas para o III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO, confira a programação

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

O evento acontece entre os dias 19 e 20 de novembro, no Centro de Convenções da cidade de Salvador, Bahia, e antecede o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO que apresenta este ano como proposição geral “Saúde é Democracia: diversidade, equidade e justiça social”.

A partir do tema geral do Congresso o Simpósio se propõe a refletir sobre a  importância  da  defesa  da  diversidade,  equidade  e  justiça  social com  o  objetivo  de  contribuir  como  campo  científico,  ético  e  político  para  a  formulação  das soluções face ao enfrentamento  de  questões  que  remetem  à  transformação  das  práticas  educativas  e  de  gestão  a  fim  de  avançar  no  conhecimento  e reconfiguração das práticas.

Além da palestra do professor Naomar de Almeida Filho que abre o evento, dois painéis pretendem propor e desenvolver questões pertinentes ao tema.  O  primeiro pretende  discutir  o  trabalho  como  categoria  central  e  a  formação  em  saúde  para  o Sistema Único de Saúde (SUS)   no contexto  contemporâneo,  suas  configurações,  apostas  e  desafios;  o segundo, por sua vez, pretende abordar a formação de trabalhadores no processo de qualificação da força de trabalho e sua contribuição para o fortalecimento do SUS para a produção de respostas condizentes com as necessidades de saúde da  população.

O evento é uma promoção do GT Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO em parceria com o Observatório de Recursos Humanos da UFRN, Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educação e Saúde, Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, e Observatório de Análise Política em Saúde.

Confira abaixo a programação.

Programação

19 de novembro – 16h. Mesa de Abertura. Representante institucionais e da Abrasco. Coordenação: Janete Castro – Coordenadora do GT Trabalho e Educação da Abrasco e Coordenadora do Observatório RHS da UFRN. Palestrante: Naomar de Almeida Filho: Professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

20 de novembro – 9h às 12h. Painel 1: TRABALHO E FORMAÇÃO EM SAÚDE: ARMADILHAS, DESAFIOS E REGULAÇÃO. Coordenação: Isabela Cardoso, Presidente do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e Coordenadora do Observatório de Políticas de Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Expositores (as): Bruno Guimarães de Almeida, Diretor da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES/BA; Ana Estela Haddad, Professora da Universidade de São Paulo; Fernando Aith, Diretor do Centro de Pesquisas do Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública/USP; Ana Paula Marques, Professora da Universidade do Minho/Portugal; Marina Peduzzi, Professora da USP.

20 de novembro – 14h às 16h30. Painel 2: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO EM SAÚDE, PENSANDO PARA ALÉM DA PANDEMIA. Coordenação: Sheila Saint-Clair, Pesquisadora do Observatório RHS-UFRN e Presidente da Aben RN. Expositores (as): Monica Padilla: Assessora Internacional de Serviços de Saúde da OPAS/OMS na Colômbia; Maria Helena Machado: Professora e pesquisadora da ENSP/Fiocruz.; Haroldo Jorge Pontes: Assessor do CONASS; Representação da Cirhrt/CNS; Liliana Santos: Professora do Instituto de Saúde Coletiva da /UFBA.

Inscrição para quem participará do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Para fazer a inscrição, acessar o site https://saudecoletiva.org.br/index.php#topo e selecionar "Inscrição em atividades" na área do candidato e procurar "Reunião – Pré-Congresso - III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde: equidade, diversidade e justiça social".

Inscrição para quem participará apenas do III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO.  Para fazer a inscrição, acessar o formulário https://forms.gle/WJVRc6kXpJ7pF2316.

III Simpósio Internacional Trabalho e Educação na Saúde da ABRASCO.

Salvador, 19 e 20 de novembro de 2022.

Local: Centro de Convenções de Salvador.

Vagas: 300 (abertas ao público)

Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram: https://observatoriorh.ufrn.br/ https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/

#ABRASCO #ObservatorioRH #ObservatorioRH-UFRN #UFRN #saudecoletiva  #trabalhadoresdasaúde