Natal/RN, 04 de outubro. A coordenadora do Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Janete Lima de Castro, e os pesquisadores Thais Paulo Teixeira Costa e Natanael de Freitas Neto participaram da reunião da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para apresentar pesquisa sobre regulação do teletrabalho em saúde no Brasil e a Plataforma Teletrabalho.
A pesquisa desenvolvida pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN, em parceria com o Centro de Pesquisa em Direito Sanitário (CEPEDISA) da Universidade de São Paulo (USP), se propõe a mapear e a analisar as normas jurídicas sobre regulação do teletrabalho em saúde, buscando compreender a forma como o teletrabalho vem sendo regulado no Brasil.
Um primeiro passo foi definir os critérios de busca e elaborar um instrumento norteador. identificar os agentes públicos emissores dos atos normativos na área saúde, tanto da administração pública direta quanto indireta, e selecionar os elementos investigativos como condições de trabalho e jornada de trabalho, entre outros.
Uma plataforma foi desenvolvida por pesquisadores do Observatório RH UFRN para organizar os resultados, proporcionando não só a geração de um banco de dados contendo as normas publicadas sobre o teletrabalho em saúde, mas também gerando relatórios analíticos sobre o tema.
A coleta de informações aconteceu entre os meses de fevereiro, março, abril, maio e junho de 2021, utilizado como limite do recorte temporal da pesquisa.
A reunião da câmara técnica contou com a presença de 24 gestores das secretarias estaduais de saúde do Brasil. Após a apresentação, os gestores esclareceram suas dúvidas sobre a modalidade teletrabalho e sobre os impactos causados na gestão do trabalho em saúde.
Saiba mais
É possível acessar a plataforma no seguinte endereço: https://http://normativas.ccs.ufrn.br//
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH UFRN e siga no Instagram: https://observatoriorh.ufrn.br/ https://www.instagram.com/observatoriorhufrn/