Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

12 de July de 2022

Percepção de qualidade de vida e condições de trabalho dos trabalhadores da saúde em uma cidade de pequeno porte no interior do estado do Rio Grande do Norte é tema de investigação no Bacharelado em Saúde Coletiva

Gisele Dantas, graduanda do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação da prof. Janete Lima de Castro apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Percepção de qualidade de vida e condições de trabalho dos trabalhadores da saúde em uma cidade de pequeno porte no interior do estado do Rio Grande do Norte é tema de investigação no Bacharelado em Saúde Coletiva" na tarde do dia 04 de julho de 2022.

O estudo teve como objetivo "Analisar as implicações das condições de trabalho na qualidade de vida dos trabalhadores de saúde em um município de pequeno porte do estado do Rio Grande do Norte, levando em consideração seus aspectos socioculturais, históricos, psíquicos e do ambiente de trabalho ao qual estão inseridos". O trabalho contou com entrevistas com os trabalhadores da saúde residentes do município e que estavam inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Os dados secundários foram compostos por documentos que representam a organização da rede municipal de saúde. Dentre os encaminhamentos destacados no estudo, destaca-se a tentativa de se contribuir para que a gestão da secretaria de saúde reflita sobre as condições de vida e de trabalho dos seus trabalhadores, a partir de um olhar para além da prática do trabalho na perspectiva de melhorar suas condições de trabalho e de qualidade de vida. Acredita-se que a implantação de políticas de valorização do trabalhador de proteção a sua saúde mental e física criará um ambiente de estímulo a uma melhor assistência à população.

A banca da avaliação foi composta por Rafael Rodolfo Tomáz de Lima, doutor em Saúde Coletiva/UFRN e professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e  Tatiana de Medeiros Carvalho Mendes, mestre em Saúde Coletiva/UFRN e Sanitarista do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN. Dentre as contribuições feitas ao trabalho de Gisele, a banca elogiou o empenho da aluna em buscar conhecer e contribuir com o município em que atualmente reside.