Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

23 de May de 2022

Contribuições da disciplina Saúde e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é tema de Trabalho de Conclusão de Curso

O estudo intitulado “Educação Interprofissional na formação acadêmica em saúde: Contribuições da disciplina Saúde e Cidadania”, desenvolvido por Márcia Andrea Pereira da Silva, graduanda do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e orientado pela professora e coordenadora do Observatório de Recursos Humanos desta Universidade, Janete Lima de Castro, buscou investigar por meio da disciplina Saúde e Cidadania o processo de fortalecimento da Educação Interprofissional na formação acadêmica em saúde. A disciplina, que possui mais de vinte anos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte é conhecida por possibilitar reflexões entre alunos preceptores e tutores na análise de políticas e questionamentos sobre necessidades e problemas sociais.

O estudo teve como resultado a identificação das estratégias pedagógicas utilizadas na disciplina que favorecem o processo de implementação e efetivação da Educação Interprofissional na formação. Foi identificado nos discursos dos participantes a importância da disciplina como uma importante ferramenta para fortalecer a Educação Interprofissional em Saúde na formação dos alunos de diferentes cursos e, também, que as atividades teóricas e práticas realizadas na disciplina buscou estimular o trabalho colaborativo entre os discentes.

A banca que avaliou o trabalho foi composta pelas professoras doutoras Rosana Lúcia Alves Vilar e Eliana Costa Guerra e o trabalho foi co-orientado por Nathalia Hananny, pesquisadora do Observatório e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN.