13 de April de 2022

Defesa de Dissertação de Haroldo Pontes do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde

Escolas de Saúde Pública são objeto de estudo no Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde.

Haroldo Jorge de Carvalho Pontes, coordenador da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Conass (CTGTES) e aluno do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde defendeu na manhã do dia 12 de abril de 2022, sua dissertação de mestrado intitulada “A contribuição das Escolas Estaduais de Saúde para a implementação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”. O trabalho, que foi orientado pela professora doutora Janete Lima de Castro (UFRN), contou com a banca composta pelos professores doutores Fernando Passos Cupertino de Barros (UFG), Rosana Lucia Alves de Villar (UFRN) e Sheila Saint Clair da Silva Teodósio. O trabalho teve como cenário as Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP) e buscou analisar as suas contribuições para a qualificação do trabalho realizado nos serviços do SUS. A pesquisa foi desenvolvida por duas frentes metodológicas: análise documental e entrevistas.

Entre as contribuições identificadas, destaca-se a qualificação aos trabalhadores dos SUS; Apoio técnico aos municípios; envolvimento dos trabalhadores nas atividades propostas e em ações de fortalecimento das Escolas. O trabalho também apresentou as dificuldades encontradas por essas instituições, com ênfase à deficiência de recursos humanos e financeiros.

A banca avaliadora destacou a relevância do trabalho ao dar visibilidade as Escolas e de contribuir com a memória deste espaço no Sistema Único de Saúde.