28 de February de 2022

Defesa de Dissertação de Mariana Pereira de Almeida Santos do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde

Formação para Agentes Comunitários de Saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão é tema de dissertação de mestrado.

Mariana Pereira de Almeida Santos, aluna do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da UFRN e servidora da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, apresentou no dia 10 de dezembro de 2021 sua dissertação de mestrado intitulada “Formação do Agente Comunitário em Saúde: uma análise do curso técnico na modalidade de formação híbrida realizada pela Escola De Saúde Pública do Estado do Maranhão”. Mariana teve orientação da professora doutora Flavia Christiane de Azevedo Machado e o seu trabalho foi avaliado pelas professoras, também doutoras, Sheila Saint Clair da Silva Teodósio - UFRN e Rosangela Diniz Cavalcante – UERN.

O estudo teve como objetivo avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão sob a percepção dos discentes. Foi desenvolvido um estudo descritivo de abordagem quantitativa em caráter de um censo onde a percepção do discente foi captada através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. O estudo indica a necessidade de se se investir em redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais e mais distantes de grandes centros urbanos, uma vez que esses podem vir a ser os potenciais beneficiados na modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.