Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

25 de February de 2022

Defesa de Dissertação de Robson José da Silva do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde

Relação entre oferta de força de trabalho, serviços e indicadores de saúde no estado do Tocantins é tema de dissertação do Mestrado Profissional Em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde.

 

Robson José da Silva, servidor da Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins apresentou sua dissertação de mestrado no dia 10 de dezembro de 2021 intitulada “Relação entre oferta de força de trabalho, serviços e indicadores de saúde: uma análise para o estado do Tocantins”. Com orientação da professora doutora Isabelle Ribeiro Barbosa Mirabal (UFRN) o trabalho realizou uma análise de dados secundários do período de janeiro de 2014 a dezembro de 2017. Foram considerados dois eixos: Eixo 1 – Força de Trabalho e Cobertura Assistencial e Eixo 2 – Atenção e Oferta de Serviços. Os indicadores incluídos nesta pesquisa foram: 1) Cobertura Populacional – Equipe de Atenção Básica; 2) Cobertura Populacional – Estimada por equipes de Saúde Bucal. 3) Proporção de internações por condições sensíveis da Atenção Básica; 4) Média de ação coletiva escovação dental supervisionada; 5) Proporção de exodontias em relação aos procedimentos preventivos; 6) Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal; 7) Mortalidade Infantil; 8) Mortalidade Materna; 9)Razão de exames de citopatológicos do colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos e a população etária da mesma faixa etária. O trabalho identificou que a oferta da força de trabalho e de serviços está relacionada com os desfechos em saúde. Com isso, a Regulação e a Gestão de Trabalho podem utilizar estes indicadores para apoio técnico com a criação de painéis de alerta, para a discussão sobre gestão e organização do trabalho.

A avaliação do estudo em questão contou com as seguintes professoras doutoras: Janete Lima de Castro (UFRN) e Giselli de Almeida Tamarozzi (UFT).