28 de January de 2022

Pesquisa do Observatório RH/UFRN sobre regulação do teletrabalho em Saúde é um dos trabalhos apresentados no seminário sobre Telessaúde promovido pela Fundação Oswaldo Cruz

Segunda-feira, 22 de novembro de 2021, 09h30, ao vivo, pelo canal VideoSaúde da Fiocruz, foi transmitido o seminário “O Brasil depois da pandemia: Telessaúde – tendências e perspectivas” promovido pela Iniciativa Brasil Saúde Amanhã da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada à Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, com o objetivo de refletir sobre a telessaúde no Brasil.  O evento pode ser acessado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=DRImbOmi8wY

A abertura ficou a cargo do professor Paulo Gadelha, Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e da professora Marismar de Seta, vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da Ensp/Fiocruz; e contou com a moderação do professor José Carvalho de Noronha (Saúde Amanhã/Fiocruz); e com a participação de Angélica Baptista Silva (Ensp/Fiocruz) e Matheus Falcão (CEBES) como debatedores.

As exposições ficaram a cargo dos professores Ana Estela Haddad (Faculdade de Odontologia/ USP) que tratou Telessaúde e da qualificação para cuidado e a formação para o trabalho no SUS; Janete Castro (Departamento de Saúde/ UFRN) e Fernando Aith (Faculdade de Saúde Pública/ USP) que apresentaram os resultados da  pesquisa sobre a regulação do teletrabalho da saúde no Brasil, fruto de projeto desenvolvido pelo   Observatório RH-UFRN em parceria com Cepedisa-USP e financiado pelo Fundo Nacional de Saúde;  e Ligia Bahia (Instituto de Estudos de Saúde Coletiva/ UFRJ) que observou as questões atinentes à  telemedicina no Brasil.

Segundo a professora Janete Castro, o objetivo da pesquisa sobre o teletrabalho foi mapear e analisar as normas jurídicas de regulação do teletrabalho em saúde, buscando compreender a forma como o teletrabalho é regulado no Brasil, identificando os agentes públicos responsáveis pelas edições das normas da administração pública direta e indireta, e os atos normativos editados sobre o tema.

Acesso: Seminário “O Brasil depois da pandemia: Telessaúde – tendências e perspectivas”, o evento pode ser acessado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=DRImbOmi8wY