30 de September de 2021

Registro da regulação do teletrabalho em saúde no Brasil é tema de estudo apresentado no CALASS 2021 por pesquisadores do Observatório RH/UFRN.

Thais Paulo Teixeira Costa, bacharela em Saúde Coletiva e pesquisadora do Observatório RH/UFRN; Gustavo Sobral, jornalista e pesquisador do Observatório RH/UFRN.

Locarno, Suíça, 17 de setembro de 2021. Pesquisadores do Observatório de Recursos Humanos da UFRN, Observatório RH/UFRN, participaram do Congresso Anual do ALASS, o CALASS, apresentando um dos resultados de pesquisas em andamento. O resultado em divulgação refere-se ao desenvolvimento de uma plataforma virtual promovida pelo Observatório de Recursos Humanos da UFRN para registrar normativas que abordam a regulação do teletrabalho no Brasil.

O trabalho em questão intitulado “Utilização de sistemas de informação para análise da regulação” e apresentado pelo pesquisador Natanael de Freitas Neto teve como co-autores Thais Paulo Teixeira Costa, Nathalia Hanany Silva de Oliveira, Abigail Keyla de Santana, Maria Eugênia Ferraz do Amaral Bodra, Matheus Zuliane Falcão, tendo como orientadores a professora doutora Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório RH/UFRN e o professor Dr. Fernando Mussa Abujamra Aith, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitario - Cepedisa/USP.

A discussão em torno do uso dos sistemas de informação para a regulação do teletrabalho em saúde no Brasil é fruto de uma pesquisa maior, desenvolvida pelo Observatório RH/UFRN que se propõe a mapear normativas sobre o trabalho remoto para as profissões com assento no Conselho Nacional de Saúde.

O trabalho, segundo Natanael de Freitas, se propôs a discutir a publicitação de dados sobre a regulação do teletrabalho em saúde no Brasil a partir do desenvolvimento da plataforma sobre a regulação do teletrabalho em saúde.

Desenvolvida em conjunto com pesquisadores do Observatório de Recursos Humanos da UFRN e Cepedisa/USP utilizando elementos de armazenamento das informações bancos de dados SQL (Structured Query Language), a plataforma buscou, de acordo com Natanael de Freitas, minimizar redundâncias de informações e as tornando mais fáceis de serem analisadas. Normativas disponíveis pelos Conselhos de Classe, Diário Oficial da União e Projetos de Lei foram utilizados como base nos campos de informações, sendo estas fruto da investigação feita.

Em sua apresentação, o pesquisador Natanael de Freitas discutiu a importância da padronização das informações relacionadas à saúde, tendo como foco o tema do teletrabalho. Outro ponto abordado pelo pesquisador refere-se a necessidade constante da aproximação entre desenvolvedores de sistemas tecnológicos e profissionais da área da saúde para que pesquisas e dados sejam disponibilizados com maior facilidade de acesso à pesquisadores e sociedade.

Ademais, o pesquisador também frisou em sua apresentação que os impactos causados pela Covid-19 acelerou mudanças no processo de trabalho em saúde o que contribui com o aumento da necessidade de registros sobre o tema para que se tenha o devido acompanhamento e normalização na área. Ao apresentar o trabalho, Natanael de Freitas Neto destaca que o avanço de tecnologias na saúde não deve estar dissociado das reais necessidades de saúde, ou seja, as mudanças de trabalho decorrentes da Covid-19, deve estar alinhada dentro de um planejamento que inclua o desenvolvimento dos serviços e melhoria do atendimento à população.

O trabalho remoto tem sido debatido por empresas em vários países Europeus como sendo uma nova forma de se exercer, após os impactos causados pelo distanciamento social durante a Covid-19. Discutem-se, também, as estratégias necessárias para que as ações sejam adequados à incorporação em serviços públicos e privados, sem deixar de lado a análise das atuais condições econômicas e sociais do acesso à rede de dados.

Os trabalhos foram apresentados em uma sessão composta por pesquisadores oriundos da Universidade de Laval – Canadá, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Université de Bordeaux - França.

CALASS 2021

A XXXI edição do congresso anual da ALASS aconteceu em Locarno, Suíça, entre os dias 6 e 18 de setembro de 2021 e permitiu, em razão da pandemia do coronavírus, a possibilidade de participação e apresentações on-line.

Os temas principais do evento foram a adequação dos cuidados nos sistemas de saúde e a gestão da pandemia do coronavírus e seus impactos sobre o sistema de saúde.

A edição homenageou Gianfranco Domenighetti (1942-2017). Nascido em Lugano, Domenighetti se dedicou à saúde pública e, entre outras atividades, foi pesquisador, professor de política e economia da saúde e consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A ALASS é uma rede de cientistas formada por professores e pesquisadores voltada para investigação dos sistemas de saúde dos países latinas. Foi fundada em Lugano, em 27 de janeiro de 1989 e anualmente promove o seu congresso com a presença de pesquisadores de todo o mundo.