Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

04 de May de 2020

Observatório de Recursos Humanos da UFRN homenageia a trajetória da professora Francisca Nazaré Liberalino em sua partida

O Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se solidariza com a família da professora Francisca Nazaré Liberalino e deseja que Deus conforte seus corações.

A professora Nazaré, como era conhecida, foi professora do Departamento de Enfermagem da UFRN e pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos. Em parceria com o Observatório, contribuiu com o desenvolvimento de projetos de qualificação para trabalhadores do Sistema Único de Saúde por meio de diversos cursos e livros.

Sua delicadeza, humildade e comprometimento estarão sempre presentes em nosso meio de trabalho. Prestamos nossa humilde homenagem como forma de agradecimento por sua linda trajetória conosco.

 Aproveitamos para registrar a mensagem escrita pelo professor Willigton Germano em homenagem a Nazaré:

"O escritor Guimarães Rosa, preferia falar em encantamento ao se referir às pessoas desaparecidas. Pois é, Nazaré partiu, se encantou. Esse é o meu sentimento. Estou me referindo a querida professora e grande amiga, Nazaré Liberalino, que acaba de nos deixar. Guardo de Nazaré as melhores recordações e devo-lhe uma enorme gratidão pelo que fizemos juntos na Proex/UFRN, na gestão do professor Ótom à frente da reitoria, tendo a professora Técia Maranhão, como vice-reitora. Era, então, pró-reitor de extensão e Nazaré era a minha adjunta. De personalidade forte, vibrante, entusiasmada, dinâmica Nazaré foi uma baluarte na Proex. Teve um papel fundamental na transferência da Cientec, do Centro de Convivência para a Praça Cívica da universidade, uma vez que o evento crescera muito naquele período. De igual modo, teve uma decisiva atuação na formulação e, depois, como uma das principais participantes do SACI, voltado para as ações de saúde e cidadania, com a integração das ações de extensão universitária aos currículos acadêmicos. Entusiasta dos eventos culturais que de iniciativa da Proex/UFRN, alguns desses eventos com a participação de universidades portuguesas. Mas várias outras atividades culturais, como o Circo da Cultura, os grupos permanentes de cultura, quando ainda a orquestra sinfônica da UFRN dava os seus primeiros passos, sob a regência do maestro André Muniz. Tempos da gestão do professor Ótom. Com a partida de Nazaré é uma parte de nós que também vai embora. Saudades dessa querida amiga, aguerrida e atuante cujas marcas ficarão para sempre gravadas nos anais da história da UFRN. Muito obrigado, Nazaré pelas lições de humanidade, de força, talento, responsabilidade. Essas foram as suas marcas registradas. Marcas que você deixou tatuadas na pele dos seus filhos, Camila e Victor, que caminham pelos próprios pés, seguindo os ensinamentos da mãe. Adeus querida amiga. Descanse em paz! ⭐️"

Obrigada!