Com orientação da professora Janete Lima de Castro, docente do Departamento de Saúde Coletiva (UFRN) e coordenadora do Observatório RH–UFRN, as estagiárias de pesquisa Dinorah de França Lima, Samara da Silva Ribeiro, Marcia Andreia Pereira da Silva e Renata Fonseca Sousa de Oliveira, apresentaram alguns resultados de uma das pesquisas desenvolvidas pelo projeto “Saúde do trabalhador e condições de trabalho em saúde”. O trabalho “QUALIDADE DO AMBIENTE DE TRABALHO SOB O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA REGIÃO NORTE DO PAÍS” buscou compreender a percepção dos profissionais de saúde da região Norte do Brasil sobre a qualidade do ambiente de trabalho nas instituições em que atuam. Os achados do estudo evidenciam os impactos causados pela qualidade das condições de trabalho em que os trabalhadores encontram-se inseridos.
Já o trabalho “JUSTIFICATIVAS DE ABSENTEÍSMO, AFASTAMENTOS E ATRASOS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NAS SECRETARIAS DE SAÚDE” desenvolvido por Samara Da Silva Ribeiro e Nathalia Hanany Silva de Oliveira, com orientação da profª. Janete Lima de Castro, buscou identificar os motivos de afastamento e atraso referidos pelos profissionais da saúde na Região Norte do País. O resultado da pesquisa enfatiza os impactos do trabalho na vida do ser humano.
A Semana de Saúde Coletiva é um evento anual, desenvolvido pelo Centro Acadêmico de Saúde Coletiva e Coordenação do curso de graduação em Saúde Coletiva no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os anais do evento serão publicados posteriormente no site do Observatório.