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05 de December de 2019

Diagnósticos da Área da Gestão do Trabalho e Gestão da Educação são temas de pesquisa apresentados na Semana de Saúde Coletiva

Durante as atividades da IV Semana de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do IX Encontro Nacional dos Estudantes de Saúde Coletiva, que aconteceu no Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, entre os dias 18 e 22 de novembro de 2019, pesquisadores e estagiários de pesquisa do Observatório de Recursos Humanos da UFRN apresentaram resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde.

O trabalho “Conhecendo as instituições parceiras do setor de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde das Secretarias de Saúde”, desenvolvido por Leticia Abreu de Carvalho, Márcia Andréia Pereira da Silva, Maria Antonia Dantas e Silva Lopes, Gisele Cavalcante Dantas, com orientação da profª. Janete Lima de Castro, apresentou um dos elementos investigados na pesquisa “Diagnóstico das Estruturas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do SUS – Região Centro-Oeste” realizada pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN, com apoio do Ministério da Saúde. Dentre os pontos em destaque, as autoras evidenciam a importância da articulação entre instituições de ensino e serviços de saúde, especificamente, com os setores Gestão do Trabalho e Educação na Saúde das Secretarias de Saúde.

O trabalho “Mapeamento das propostas de intervenções sobre a temática de Humanização na Região Centro-Oeste” também orientado pela profª. Janete Lima de Castro e desenvolvido por Maria Eloiza da Silva; Márcia Andréia Pereira da Silva e Renata Fonsêca Sousa de Oliveira, mapeou os projetos de intervenções, elaborados pelos estudantes do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da região Centro-Oeste do Brasil, que tratam do tema da humanização no contexto do Sistema Único de Saúde. O referido curso integrou o projeto “Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde nas regiões Norte e Centro-Oeste”. As autoras identificaram em seus achados que os projetos reforçam a importância da humanização no contexto do SUS e dão visibilidade às ações e iniciativas para o alcance da efetividade da Política Nacional de Humanização.

Na área da gestão da Educação, o trabalho “Educação a Distância: Potencialidades e fragilidades na percepção dos trabalhadores do SUS”, a estagiária de pesquisa Leticia Abreu de Carvalho, com orientação da Prof. Janete Lima de Castro, desenvolveu seu estudo, tendo como base a pesquisa “Avaliação dos Cursos de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: a percepção dos alunos”. De acordo com seus achados, os trabalhadores avaliaram o processo educacional desenvolvido na modalidade EaD como satisfatório. 99% dos alunos da região Centro-Oeste e 98% dos alunos da região Norte afirmaram que recomendariam a modalidade para a qualificação de outros profissionais, apesar das fragilidades identificadas, como, por exemplo, a pouca experiência com o ensino a distância e a pouca disponibilidade de tempo para se dedicar ao tempo do curso.

Os resumos serão publicados nos anais do evento da semana de saúde coletiva e disponibilizados, posteriormente, na aba biblioteca, no site do Observatório.